Missão

Executar o Policiamento Montado, nos locais de acesso restrito, em parques públicos e em locais de grande movimentação de pessoas; suplementando a atuação das demais Unidades Operacionais de Área.

Por sua natureza especial, é empregado no policiamento externo de futebol, shows, carnaval, eleições, comícios, passeatas, carreatas, parque de exposição, festivais musicais e folclóricos.

Realiza policiamento especializado em representações solenes e escolta de lanceiros para dignitários.

Extraordinariamente, pode ser empregado em situações de distúrbios civis, reintegrações de posse e calamidades pública.

 
1º Esquadrão
Foto atual do 1º Esquadrão do Regimento de Polícia Montada

 

O 1º Esquadrão de Polícia Montada (1º EPM) é a fração mais antiga do Regimento de Polícia Montada “Coronel Dulcídio”, que remota antes da emancipação politica do Estado do Paraná, no antigo Regimento de Segurança, da província de São Paulo, o qual desenvolvia todas as atividades de policiamento com emprego de equinos. Sendo que, a partir do Decreto nº 6733 de 07 de Junho de 2006 o 1º EPM recebeu novas atribuições específicas de emprego operacional de policiamento montado ordinário e extraordinário, como: passeatas, comícios, aplicação em eventos desportivos e shows e, quando necessário, o emprego em ações de Restabelecimento e Manutenção da Ordem Pública, tendo como uma de suas principais características o emprego somente de equinos de pelagens de cor escura e a utilização de equipamentos que visam à proteção dos equinos utilizados na atividade fim.

 

 
2º Esquadrão
2º Esquadrão do Regimento de Polícia Montada fazendo policiamento

 

O 2º Esquadrão de Polícia Montada (2ºEPM) é responsável por todas as atividades operacionais, tais como de policiamento ostensivo montado tradicional ou comunitário, operação futebol, shows, carnaval, eleição, comícios, passeatas, carreatas, parques de exposição, festivais musicais e folclórico e ainda representações festivas com lanceiros a pé, escoltas festivas a cavalo de dignitários nacionais ou estrangeiros, escoltas fúnebres a cavalo, desfiles militares com uniforme de gala, sendo também responsável pelas apresentações do Carrossel.

 

 
3º Esquadrão
Policial Realizando treinamento de equitação com crianças.

 

O 3º Esquadrão de Polícia Montada (3ºEPM), é chamado de “Esquadrão Escola” e é responsável pela formação e especialização de policiais militares de tropa hipo; formação e preparação dos equinos para todas as atividades do RPMon; Escola de Equitação (Apresentação Desportiva), Escola de Volteio (Apresentações Artísticas), Banda de Clarins e Equoterapia.

 

 
4º Esquadrão
4º Esquadrão do Regimento de Polícia Montada

 

O 4º Esquadrão de Polícia Montada (4º EPM) assim como o 1º EPM e o 2º EPM é responsável por todas as atividades operacionais, tais como, as de policiamento ostensivo montado tradicional ou comunitário, operação futebol, shows, carnaval, eleição, comícios, passeatas, carreatas, parques de exposição, festivais musicais, folclóricos e ainda, as de emprego em situações de distúrbios civis, reintegração de posse e calamidades públicas.

 

 
Carrossel
missao_regimento_carrossel

 

O Conjunto de figuras hípicas, denominado Carrossel, nos foi trazido em suas formas básicas, pelo Cel. Catelet, da Missão Militar Francesa em 1906. Afirma-se que o Carrossel passou a ser executado como uma variante doa torneios disputados entre os nobres gauleses, pois segundo se sabe, por volta de 1559, quando participava em um destes, Henrique II da França, foi vitimado com um golpe de lança que, penetrando a viseira de seu capacete, lhe vazou o olho. Após a ocorrência deste episódio, e em sinal de luto pela morte daquele soberano, os nobres da corte acabaram por repudiar estes torneios. Em substituição, passaram a executar o Carrossel, que se tornou uma demonstração de qualidades hípicas realizada em uma praça de Paris, a qual passou a se chamar Praça do Carrossel, por causa dessas exibições. Outros ainda, afirmam que, anteriormente, o Carrossel esteve em voga na Itália, porém feito com carros, e daí seu nome Carrossel. A harmonia entre homem e cavalo, somando as figuras e movimentos executados são as marcas registradas desta exibição.