Histórico

Substituta da antiga Seção de Justiça e Disciplina da Diretoria de Pessoal, a Corregedoria-Geral da Polícia Militar do Paraná, conhecida pela sigla “COGER”, foi criada pelo Decreto Estadual n.º 9.040/2010, de 15 de dezembro de 2010:
 

A COGER é o órgão técnico, de assessoramento direto ao Comandante-Geral da PMPR, com atuação em todo o Estado do Paraná, cuja finalidade é assegurar a correta aplicação da lei, padronizar os procedimentos de Polícia Judiciária Militar e de processos e procedimentos administrativos, realizar as correições, fiscalizações e garantir a preservação dos princípios da hierarquia e disciplina na Corporação.

Voltada aos valores legais, éticos e morais, a COGER também tem a missão de assegurar a correta apuração das infrações penais e administrativas na Corporação, fornecendo ao Comandante-Geral os subsídios para a consecução de um trabalho justo e de excelente qualidade, objetivando valorizar a gloriosa milícia paranaense.

A primeira sede da Corregedoria-Geral ficou estabelecida na Rua da Paz, n.º 551, esquina com a Avenida Sete de Setembro, ao lado do mercado municipal, em Curitiba-PR.
 

Antiga sede Coger



Objetivando oportunizar o acesso à comunidade, no mesmo dia da criação, disponibilizou-se o telefone número 0800-643-7090, para o recebimento de denúncias contra policiais militares, bem como sugestões, reclamações e observações.

Tendo por filosofia a descentralização das atividades – que otimiza os esforços e minimiza custos – foram instituídas Subcorregedorias nas cidades de Londrina, Maringá e Cascavel.