9º Batalhão mobiliza quase 100 policiais para reforçar policiamento em Paranaguá com a operação Subárea IV 10/01/2021 - 16:10

Marcia Santos
Jornalista Responsável

 

O 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), com dezenas de equipes policiais militares, incluindo reforços do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Regimento de Polícia Montada (RPMon), desencadeou abordagens, blitzes de trânsito, fiscalizações e orientações em Paranaguá neste sábado (09/01), pela operação Subárea IV. O balanço da operação foi de cinco prisões, três armas de fogo apreendidas, 21 veículos recolhidos ao pátio e quantidades de maconha, crack, cocaína e ecstasy apreendidas. O objetivo da operação foi inibir o tráfico de drogas, homicídios, roubos, furtos de cargas, dar atendimento às ocorrências de perturbação do sossego e fiscalizar o cumprimento do decreto estadual sobre a Covid-19.

 

Segundo o Subcomandante do 9º Batalhão, major Luciano Romão, a operação teve um balanço significativo. Com a retirada de drogas e armas de fogo de circulação, outros crimes que poderiam ocorrer por conta desses materiais, foram evitados. “Consideramos extremamente positivo o balanço da operação, devido a repercussão das ações da Polícia Militar com o aumento da sensação de segurança, e temos certeza que os efeitos dessas ações serão evidentes com a queda dos índices criminais”, destacou.

 

O balanço total da operação, que contou com 93 policiais militares, 21 viaturas, 12 motocicletas, equipes hipomóveis e caminhões, foi de 272 pessoas abordadas e 71 veículos abordados, sendo que cinco pessoas acabaram presas e um adolescente, apreendido. Durante as ações, três armas de fogo foram apreendidas, uma delas decorrente de um confronto que envolveu as equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). O suspeito acabou em óbito após reagir aos policiais e atirar contra a equipe. Veja mais detalhes Aqui.

 

Além dos resultados contra a criminalidade, a operação também serviu para mobilizar os policiais militares em prol da conscientização sobre o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus. As equipes fiscalizaram a restrição de funcionamento de estabelecimentos comerciais depois de 23 horas, e nas abordagens às pessoas reforçaram a importância dos cuidados e do distanciamento social, não aglomeração e uso de máscara. Ao todo, foram feitas 87 orientações.

 

Durante a operação, o trânsito também recebeu atenção da Polícia Militar. As equipes da Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN) do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) desencadearam blitzes, testes etilométricos e consulta de documentos de condutores e veículos. Com isso, 151 notificações de trânsito foram lavradas e 21 veículos (três automóveis e 19 motocicletas) acabaram recolhidas ao pátio por irregularidades. Também houve 15 CRLVs recolhidas e uma prisão por embriaguez ao volante.

 

INTELIGÊNCIA – O major Romão explicou que o 9º Batalhão, com os reforços de efetivo pelo Verão Consciente 2020/2021, distribuiu o efetivo de forma inteligente, com base na análise criminal feita pela Corporação, a fim de dar resposta nas regiões que mais careciam de policiamento preventivo. Desde a orla marítima de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, até os centros históricos de Morretes, Antonina, Guaraqueçaba e até na Ilha do Mel, a presença da Polícia Militar foi intensificada para atender tanto a população local quanto os veranistas que visitam a região.

 

“As ações e operações da PM tem sido intensificadas nesse momento pandêmico, em que a população precisa do apoio da Polícia Militar. Nesse contexto, o Verão Consciente trata a temporada de forma conjuntural, incluindo todos os municípios distribuídos na faixa litorânea. Toda a aplicação de policiamento especializado está calcada no planejamento e na coleta de informações de inteligência para que as ações das radiopatrulhas ocorram com maior eficiência”, detalhou o major.

 

O 9º Batalhão fez a Operação Subárea IV com apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), do Regimento de Polícia Montada (RPMon) e da Companhia de Eventos.

GALERIA DE IMAGENS