ATUALIZADA - PM do Norte Pioneiro desmantela quadrilha que iria roubar banco em São Paulo e apreende oito armas de fogo 08/02/2021 - 15:46

O 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), pertencente ao 2º Comando Regional da PM (2º CRPM), desarticulou uma quadrilha que se preparava para roubar um banco na cidade de Taquarituba (SP) nesta segunda-feira (08/02). Cinco homens foram presos, e apreendido um arsenal de oito armas de fogo, (dois fuzis, três submetralhadoras e três carabinas), farta munição e demais equipamentos. Os cinco detidos quatro foram presos na região rural de Santo Antônio da Platina (PR), e um deles estava com um mandado de prisão em aberto.

De acordo com as informações, a equipe policial estava em patrulhamento no bairro Aparecidinho II quando, por volta de 00h10, avistou um veículo VW/Gol, de cor branca, e, ao tentar a abordagem, o motorista fugiu em direção a cidade de Jacarezinho (PR). Logo em seguida, os policiais conseguiram abordar o homem, de 36 anos, na BR 153, após colidir contra um barranco.

Ao fazer a vistoria no veículo, os militares estaduais encontraram em uma bolsa dois fuzis, de calibre 5.56, uma submetralhadora, de calibre 9mm, uma carabina, de calibre .30, uma carabina, de calibre .38. Também foram localizados, quatro carregadores para fuzil, de calibre 5.56, dois carregadores para submetralhadora, de calibre 9mm, um silenciador para metralhadora, 25 munições de calibre 9mm, 83 munições de calibre 5.56, 69 munições de calibre .30 e 03 munições de calibre .38.

O homem é morador da cidade de Londrina, e, com o apoio da unidade desta cidade, os policiais militares do 2º Batalhão foram até o endereço onde apreenderam um quilo de cocaína, balança de precisão, uma luneta para arma de fogo, um monóculo e um drone com quatro baterias. Diante dos fatos, o homem foi preso e encaminhado, juntamente com todos os ilícitos e o veículo, para a delegacia de Santo Antônio da Platina (PR).

O trabalho do 2º Batalhão continuou e, por volta de 11 horas, foi localizado um carro furtado da cidade de Londrina. O veículo, um Fiat Argo, estava sendo consertado por um mecânico em um canavial no bairro Jacutinga, ainda em Santo Antônio da Platina (PR). O trabalho seguiu e logo outra denúncia indicou que quatro homens fugiram do local onde estava o carro ao saberem da chegada da PM pelos fundos de uma chácara.

Foi feito um cerco policial na região com equipes de Operações com Cães, da Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (ROCAM), da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), da Radiopatrulha e com apoio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que resultou na localização dos quatro fugitivos a cerca de um quilômetro da chácara, próximo ao distrito de Monte Real. Na casa, o grupo tinha deixado uma porção de maconha, em cima do sofá, e num dos quartos mais duas submetralhadoras de calibre 9 mm e uma carabina de calibre .12.

Segundo as informações do 2º Batalhão, o grupo teria confessado que o objetivo era roubar uma agência bancária na cidade de Taquarituba, em São Paulo, e que as armas apreendidas na chácara e no Gol do primeiro suspeito seriam deles, para cometer o crime. Ainda de acordo com a unidade, os quatro detidos são das cidades de Ribeirão do Pinhal, Carlópolis e Santo Antônio da Platina. Eles tem idades entre 22 e 29 anos, e um deles, de 24, estava com um mandado de prisão em aberto por homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.