Alunos do 1º ano do CFO recebem as boas vindas do Comandante-Geral da Corporação na APMG, em São José dos Pinhais (PR) 11/08/2020 - 14:10

Marcia Santos

Jornalista Responsável

 

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos, deu as boas vindas aos cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais. Os 118 cadetes ouviram a palavra do Comandante na manhã desta terça-feira (11/08) no pátio da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), respeitando as regras de distanciamento social e fazendo o uso da máscara de proteção, conforme orientação das autoridades sanitárias.


De acordo com o coronel Péricles, é um momento importante para os cadetes que estão iniciando as suas carreiras, pelo momento atípico vivido por conta da pandemia. “A chegada desses alunos, devido à existência de protocolos e legislações em relação ao novo coronavírus, fazem com que eles sejam apresentados de uma forma diferente, favorecendo o isolamento social, as aulas virtuais. Uma forma atípica de iniciar a vida policial militar”, explicou.


Ao longo da sua explanação, o Comandante-Geral da PM explicou que todos os que chegaram até aquele momento tem a mesma história, uma história de superação, dedicação e abnegação. “Após um duro processo seletivo, vocês estão aqui cumprindo a primeira fase de um longo período de sucessões e promoções e de funções dentro da Polícia e do Corpo de Bombeiros do Paraná. Todos estão de parabéns pelo mérito de vocês”, disse.


Para o Comandante da APMG, coronel Ronaldo de Abreu, esse é um momento único para os cadetes. “O Gestor máximo da nossa instituição está trazendo para esses cadetes, qual é a sua visão de polícia e quais caminhos devem ser seguidos, então é um momento muito especial de recepção desses 118 cadetes”, disse.


Ainda de acordo com o coronel Abreu, todos os alunos do 1º CFO fizeram o teste para a Covid-19 e nenhum deles testou positivo e seguem respeitando as regras de distanciamento social, além de usarem a máscara de proteção. Ao final da palavra do coronel Péricles eles foram divididos em turmas menores para continuarem com as atividades iniciais.


Após 19 anos da Corporação na categoria de praça, o cadete Mauricio Frizzas Pinto, fez o concurso e hoje inicia uma jornada de três anos até se formar oficial da Polícia Militar. “Vi esse momento como uma oportunidade de buscar uma melhoria na carreira, então é um desafio que vai trazer benefícios para mim e para a minha família”, disse o ex cabo e agora aluno da APMG, Frizzas.


Já a cadete Mariana Rozentalski Machado, se formaria no final do ano como Aspirante à Oficial da Polícia Militar e resolveu fazer novamente o concurso e passar pelos três anos para se formar como Aspirante à Oficial do Corpo de Bombeiros. “Ao longo desse período eu acabei me identificando mais com o trabalho do Corpo de Bombeiros, as duas profissões são excelentes, mas o Bombeiro Militar partiu de uma identificação pessoal maior”, contou a aluna Rozentalski.

GALERIA DE IMAGENS