BPMOA faz resgate de vítima de Caravelas no Litoral do estado 03/02/2020 - 18:46

Marcia Santos

Jornalista Responsável

 

O Falcão 03 do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) fez o transporte de uma pessoa que teve uma reação alérgica após contato com Caravelas. A situação aconteceu na manhã desta segunda-feira (03/02) no Litoral do estado em apoio ao Corpo de Bombeiros e Samu.

 

A equipe foi acionada para dar apoio ao atendimento a um grupo de nadadores que se feriram com caravelas ao nadarem próximo a Ilha de Currais. Foi optado para fazer o resgate aéreo de uma das vítimas que apresentava reação alérgica devido a muitos ferimentos pelo contado com as caravelas. O homem foi resgatado e transportado até a Unidade de Saúde para o devido atendimento médico hospitalar.

 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, não se deve tocar em águas-vivas e caravelas, mesmo que pareçam mortas na areia. Se a pessoa for queimada, deve lavar o local apenas com a água do mar e não esfregar a região atingida. Em seguida, procurar um posto de salva-vidas para colocar vinagre e neutralizar a ação da toxina. Não pode passar água doce e nenhuma outra substância, como bebida alcoólica ou urina.

 

Águas-vivas e caravelas não atacam as pessoas, os acidentes acontecem quando por algum motivo, encostam-se nos banhistas e, neste momento, liberam substâncias na pele que causam o envenenamento, popularmente conhecido como queimadura.

 

CARACTERÍSTICAS – A caravela chama a atenção pela cor roxa e azul e é semelhante a uma bexiga boiando no mar. Pode chegar a dois metros de comprimento com os tentáculos. Os tentáculos grudam na pele e liberam substâncias que causam o envenenamento, que pode ter uma manifestação sistêmica, ou seja, capaz de afetar todo o organismo. Neste caso, é necessário buscar atendimento médico hospitalar.

 

DÚVIDAS – Em caso de dúvidas sobre acidentes a população pode entrar em contato com o Centro de Controle de Envenenamentos do Paraná pelo número: 0800-410148 (CCE/PR).

GALERIA DE IMAGENS