BPTran faz estudo para uso de drone em locais de acidente 07/08/2020 - 10:28

Marcia Santos
Jornalista Responsável

 

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) iniciou os estudos para implementar o uso de drones na captação de imagens de locais de acidentes. O primeiro teste aconteceu neste mês de julho e houve uma reunião com oficiais na quarta-feira (05/08) na sede da unidade no bairro Tarumã, em Curitiba, na Capital do estado, para tratar do assunto.

 

De acordo com o Comandante do BPTran, tenente-coronel Mario Henrique do Carmo, o projeto ainda está em estudo e desenvolvimento. “Neste primeiro momento nós chamamos uma empresa para demonstrar um equipamento e nós percebemos que é bem apropriado para aquilo que estamos buscando”, explicou.

 

Segundo o tenente-coronel, com esse equipamento será possível substituir o croqui que é anexado ao sistema Bateu que ainda é feito com caneta/lápis e papel. “Esse drone será levado até o local do acidente, onde ele vai tirar uma fotografia da aérea e conseguirá visualizar a posição final de todos os veículos envolvidos no acidente e vai fazer a captura dessa imagem”, detalhou.

 

“O nosso principal objetivo é oferecer um serviço de qualidade e facilitar a atividade do policial militar diminuindo o tempo de atendimento nos locais de acidente”, complementou o Comandante do BPTran.

 

Essa inovação é o resultado do artigo científico publicado pelo tenente-coronel Carmo no Curso Superior de Polícia (CSP) feito no ano de 2019. “Pretendemos começar com o Batalhão de Trânsito e avançar com isso para o interior do estado, em um primeiro momento nas principais cidades do estado e depois avançar até chegar nas cidades menores”, finalizou.

 

GALERIA DE IMAGENS