Balanço parcial da Polícia Militar do Paraná da Megaoperação Divisas Integradas aponta 59 prisões e 16 armas de fogo apreendidas 17/09/2020 - 10:05

Nos 17 municípios localizados na divisa com São Paulo, a Polícia Militar paranaense já prendeu 59 pessoas, apreendeu 16 armas de fogo, 155 quilos de drogas e recuperou oito veículos durante a Operação Divisas Integradas, desencadeada nas regiões Noroeste e Norte do estado. O balanço parcial, divulgado nesta quinta-feira (17/09), compreende as ações feitas desde terça-feira (15/09) até às 18 horas de quarta-feira (17/09).

“Estamos cada vez mais unidos no combate ao narcotráfico e ao crime organizado. Somente nestas primeiras horas de operação e intensificação de policiamento, já retiramos mais de R$ 30 mil em dinheiro do tráfico de drogas. Nosso objetivo é justamente desarticular e enfraquecer estes criminosos”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares.

O Subcomandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Antônio Carlos de Morais, explicou que os preparativos da operação levaram meses, uma vez que envolve dois estados e várias forças de segurança. “Pelo Paraná, a ação compreende a extensão dessa divisa com São Paulo, a qual abrange 17 municípios, onde somaram-se 20 pontos estratégicos para deflagarmos operações como bloqueios, mandados de busca e apreensão e de prisão, procurando coibir todos esses crimes que ultrapassam a divisa de um estado para o outro, o que é comum, visto que crime não tem fronteira”, ressaltou.

O trabalho das equipes policiais militares do Paraná já resultou em 4.160 pessoas abordadas, das quais 59 acabaram presas e oito adolescentes, apreendidos. Também houve 45 cumprimentos de mandados judiciais em toda a área da operação. Em ações estratégicas, os policiais recuperaram dois tratores que tinham sido roubados em São Paulo e também apreenderam 150 metros de espinhéis, duas tarrafas e 50 metros de rede, além de 50 anzóis. Uma das ações também resultou na apreensão de fios de cobre.

A Megaoperação Divisas Integradas, iniciou-se na manhã de terça-feira (15/09), com foco no combate a organizações criminosas, tráfico de drogas, armas, contrabando e descaminho, além de furtos e roubos de cargas e outras atividades ilegais na região de divisa dos dois estados.

Mais de 7,8 mil policiais de forças de segurança das esferas estaduais e nacional, atuantes no Paraná e em São Paulo, equipados com 2,1 mil viaturas de ambos os estados, 21 aeronaves, seis drones, 18 cães e 11 embarcações, atuam na ação integrada. São 20 pontos de bloqueio na área de divisa entre os dois estados, além das ações de mandados e patrulha.

Pela Polícia Militar do Paraná, participam da operação o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), o Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA), o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o Batalhão de Fronteira (BPFron), o 2º Comando Regional da Polícia Militar, responsável pelo Norte Pioneiro e Norte do Paraná, o 3º Comando Regional da Polícia Militar, responsável pela região Noroeste do Estado, e o 6º Comando Regional da Polícia Militar, correspondente Região Metropolitana de Curitiba.