Batalhão Ambiental resgata tartarugas ameaçadas de extinção presas em rede de pesca na Usina de Salto Caxias 20/02/2021 - 09:00

Marcia Santos

Jornalista Responsável

Policiais militares da 5ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) resgataram oito tartarugas que estavam presas em redes de pesca. A situação ocorreu nesta quarta-feira (17/02), na Usina Hidrelétrica de Salto Caxias, que se encontra entre os municípios de Capitão Leônidas Marques e Nova Prata do Iguaçu, no interior do estado.


Uma equipe de policiais ambientais recebeu informações, a partir de uma denúncia anônima, sobre uma situação de pesca em um local proibido. Com a aproximação da equipe, os responsáveis pela prática ilegal fugiram pela mata próxima e abandonaram todo o material utilizado na pescaria, sendo apreendidos 50 metros de rede de pesca malha e duas linhadas de mão.


Ainda na ação, oito tartarugas que se encontravam presas e asfixiadas nos materiais de pescaria submersos foram resgatadas pela equipe policial, porém uma delas não resistiu. Diante dos fatos, os animais, da espécie Cágado-rajado (em extinção), foram devidamente encaminhados aos procedimentos cabíveis e os materiais utilizados ilegalmente foram apreendidos para sua posterior destruição.

GALERIA DE IMAGENS