Batalhão aéreo da PM faz exercício com equipes médicas em preparação a Operação Verão 2019/2020 29/11/2019 - 19:00

Marcia Santos

Jornalista responsável

A Operação Verão 2019/2020 contará com uma base do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) em Matinhos (PR), para dar suporte às equipes da PM e do Corpo de Bombeiros em operações, radiopatrulhamento aéreo, resgates e remoções aeromédicas, entre outras ações. Nesta semana, as tripulações médicas de todo o estado participaram de uma instrução no Manancial da Serra, em Quatro Barras (PR), que faz parte do Curso de Capacitação de Operador de Suporte Médico, para que os profissionais estejam prontos para serem aplicados em missões mais difíceis.

 

O Comandante do BPMOA, tenente-coronel Julio Cesar Pucci dos Santos, explica que o treinamento faz parte de um curso para capacitar profissionais da área de saúde do Paraná para atuarem em missões do BPMOA, antecipando a preparação da unidade diante de uma nova norma da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que estabelece a capacitação de operadores de suporte médico a partir de 2020.

 

O tenente-coronel destacou ainda que o constante treinamento faz a diferença nos resultados, incluindo a boa referência que a unidade possui no cenário nacional. “Tenho muito orgulho de comandar o batalhão porque o efetivo é diferenciado, são pessoas comprometidas e vocacionadas pelo melhor da unidade, por isso que temos esse pioneirismo, e somos acionados pelo governo federal, por conta da qualidade que vem sendo exercido no BPMOA”, disse.

 

O Curso de Operador de Suporte Médico foi desenvolvido pelo batalhão e é pioneiro no tema no Paraná. A capacitação envolve 66 profissionais das regionais da Secretaria da Saúde, todos já integrantes do trabalho aeromédico.“Fizemos operações como o rapel, vamos condicionar todos profissionais para estarem aptos em infiltrar nas áreas remotas, que possam dar um suporte básico de vida, como por exemplo em ribanceiras, buscando diminuir o sofrimento causado às vítimas”, complementou o Coordenador do curso, capitão Andrey Muller Iark.

 

Ainda segundo o capitão Muller, os exercícios foram preparados de forma que seja o mais semelhante possível com a realidade que os profissionais vão encarar no atendimento das ocorrências. Os médicos e enfermeiros fizeram embarque a baixa altura, em terrenos que não permitam o pouso adequado; o rapel, quando equipes médicas não conseguem pousar; o salto, em ambientação nos meios aquáticos.

GALERIA DE IMAGENS