Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária recebe novo comandante durante solenidade em Curitiba 28/11/2020 - 11:22

O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) recebeu, na manhã desta sexta-feira (27/11), o novo Comandante da unidade, o tenente-coronel Mario Jorge Alves Lopes, que passou a função ao tenente-coronel Marcelo Toniolo de Oliveira. O evento aconteceu no auditório do Colégio da Polícia Militar (CPM) em Curitiba, na Capital do estado.

A solenidade foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da PM, coronel Vanderley Rothenburg, que enalteceu o trabalho desenvolvido pela unidade. “Posso dizer que esse é o único batalhão da Polícia Militar que exerce em sua íntegra a filosofia de Polícia Comunitária e ele tem um papel muito atípico dos demais, tendo um contato maior com os professores, pais e alunos e cuidando para que tenhamos uma sociedade melhor no futuro”, disse.

“Hoje sai o tenente-coronel Mário Jorge, uma pessoa totalmente competente e que trabalhou por muitos anos na área de ensino, meu subcomandante na Academia Policial Militar do Guatupê e entra o tenente-coronel Toniolo, que foi Comandante Colégio da Polícia Militar e estava voltado a área de ensino na APMG, que vai dar continuidade nesse trabalho imprescindível”, complementou o coronel Rothenburg.

Há dois anos à frente do BPEC, o tenente-coronel Mário Jorge agradeceu a oportunidade de comandar um batalhão tão importante para a segurança pública. “Esse batalhão desenvolve ações da filosofia de polícia comunitária na prevenção de qualquer tipo de crime na comunidade escolar visando garantir que a educação seja uma prioridade para as nossas crianças e adolescentes. Então foi uma honra poder passar esse tempo e saio com o sentimento de dever cumprido”, disse.

Segundo o, agora comandante do BPEC, tenente-coronel Toniolo, a sua carreira dentro da Polícia Militar sempre foi voltada para a educação. “Trabalhei por 15 anos no CPM, por dois anos e meio no BPEC e por quase quatro anos na APMG, então tenho muita afinidade com essa área e isso vai ajudar no desempenho da minha função como comandante”, complementou.

“Fico muito feliz em assumir o comando do BPEC, pois por dois anos e meio exerci a função de subcomandante e o considero um dos mais importantes da PM, pois ele cuida do maior tesouro que as pessoas têm, que são os seus filhos”, disse tenente-coronel Toniolo.

Durante a solenidade, após o ato de passagem de comando, foi entregue a insígnia do BPEC ao tenente-coronel Mário Jorge e logo em seguida feito o descerramento do quadro que será colocado na galeria de ex-comandantes da unidade. As esposas dos oficiais também foram homenageadas e a elas foi entregue uma flor, como forma de agradecimento por emprestar os seus companheiros à corporação.

Também participaram do evento o Diretor de Apoio Logístico da PMPR, coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção; o Comandante da APMG, coronel Ronaldo de Abreu; o Diretor de Desenvolvimento e Tecnologia e Qualidade da PMPR, coronel Samir Wassouf; o Comandante do 13º BPM, tenente-coronel Darany Luiz Alves de Oliveira; o tenente-coronel Gustavo Alfonso Rocha; o Comandante do 9º BPM, tenente-coronel Josemar Rogério Biscaia; o subcomandante da APMG, tenente-coronel Gerson Gross; o comandante do CPM, major Anderson Mendes de Araújo; o major Alfredo Euclides Dias Neto; respondendo pelo comando do 17º BPM, major Luciano Henrique Perretto.

Também estiveram presentes o Ex-Comandante-Geral da PMPR, coronel da Reserva Remunerada Nemésio Xavier França Filho; o ex-comandante do BPEC, coronel da Reserva Remunerada Douglas Sabatini Dabul; o Presidente da AMAI, coronel da Reserva Remunerada Altair Mariot;