Batalhão de Polícia de Trânsito completa 68 anos levando mais segurança ao trânsito de Curitiba 12/03/2020 - 17:41

Marcia Santos

Jornalista Responsável

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) comemorou, na manhã desta quinta-feira (12/03), 68 anos de criação com avanços na área de segurança de trânsito e apoio à grandes eventos. A solenidade aconteceu na sede da unidade, no bairro Tarumã, em Curitiba, na Capital do estado, aonde houve a condecoração de policiais militares e civis com a medalha “Mérito do Trânsito Urbano”.

O BPTran é uma unidade especializada no policiamento de trânsito urbano e atua na modalidade de patrulhamento, permanência e escolta, tendo por missão agir sistematicamente na fiscalização, orientação e controle de tráfego, com o objetivo de proporcionar segurança e fluidez do trânsito. Além das situações de trânsito, a presença dos policiais do BPTran nas ruas evita outros crimes.

De acordo com o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, o BPTran é uma unidade essencial para o trânsito urbano. “Toda a Polícia Militar reconhece o ótimo serviço prestado pelo batalhão, que muitas vezes é visto pelo cidadão comum apenas como um aplicador de multa, mas sabemos que esses policiais são verdadeiros anjos da guarda, que evitam que famílias fiquem aleijadas com a perda de um ente querido, vítimas de um trânsito da cidade moderna”, disse.

O BPTran é subordinado ao 1º Comando Regional (1º CRPM), que coordena seis unidade da Capital, e de acordo com o Comandante do 1º CRPM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, é uma unidades estratégica para todo o estado. "O BPTran, além de orientar todos os batalhões da PM no estado, também participa, com muita eficiência de grandes eventos, como o Verão Maior, além de fazer levantamentos de dados para saber quantas vidas são salvas graças às operações que eles fazem, como a Lei Seca e do uso da Cadeirinha", contou.

BALANÇO – Em Curitiba, no ano de 2019, o BPTran registrou 6.132 acidentes de trânsito, contra 5.681 acidentes em 2018, ou seja, um aumento de 7,9%. Já em relação aos feridos, os dados apontam que em 2019, 4.906 pessoas ficaram feridas e 45 morreram, sendo que em 2018, 4.685 pessoas ficaram feridas e 47 entraram em óbito no local do acidente.

De acordo com o Comandante da unidade, tenente-coronel Mario Henrique do Carmo, esses aumentos tiveram várias causas, e a maior delas foi o crescimento da frota circulante. "Temos que entender que a frota de veículos e a população crescem e, consequentemente, os acidentes de trânsito também. Mas eles estão crescendo menos do que a frota e do que a população. Isso para nós é um avanço, significa que estamos no caminho certo", disse.

A partir dos dados é possível observar que os homens são a maioria das vítimas de acidentes de trânsito. Em 2019, 3.192 homens ficaram feridos, sendo que 1.219 tinham idades entre 18 e 29 anos. Já no ano de 2018 foram 2.904 feridos e 1.094 na faixa de 18 a 29 anos. Em relação aos óbitos, 36 homens perderam a vida no trânsito em cada um dos dois últimos anos.

No combate à criminalidade, em 2019, 1.156 pessoas foram presas e 21 adolescentes apreendidos, além de 18 Mandados de Prisão cumpridos e 51 veículos com alerta de furto ou roubo recuperados. "Tudo isso se deve ao trabalho árduo e comprometido dos nossos homens e mulheres que se esforçam no dia a dia para que a sociedade seja mais segura e humana", complementou o tenente-coronel Carmo.

O BPTran também possui um braço voltado a ações educativas, com a promoção de palestras, visitas a escolas e campanhas de conscientização sobre o comportamento no trânsito. "Focamos o trabalho com crianças e jovens, pois acreditamos que é um trabalho que veremos o resultado a longo prazo e, porque de acordo com as estatísticas, o público jovem é o que mais se envolve em acidentes e, a maioria, ligados ao consumo de bebida alcoólica", destacou o tenente-coronel Carmo.

HOMENAGENS - Ao longo do evento, foram entregues medalhas para oficiais e praças que compõem a Corporação. De caráter comemorativo, a medalha “Mérito do Trânsito Urbano” é destinada às pessoas que, de alguma forma, contribuíram com trabalhos exercidos dentro do BPTran. Os agraciados, após a recepção das medalhas, prestaram continência à Bandeira Nacional em forma de respeito e gratidão.

Um dos agraciados com a medalha foi o Chefe do Setor de Planejamento da unidade, capitão Claudio Arthur dos Santos Oliveira Pinto, que, segundo ele, desde que se formou aspirante à oficial sonhava em fazer parte do BPTran. "Receber essa honraria ainda é mais intensa para mim, pois além de ser um adorno de farda, ela tem um valor acima de tudo, simboliza respeito, trabalho e compromisso social", disse.

Para o subtenente Osdemar Juarez da Cruz, é uma satisfação receber a medalha de uma unidade a qual faz parte da sua carreira. "Estou na PM há 25 anos e trabalhei muito tempo aqui, fiquei oito anos em outra unidade e retornei ao BPTran, pois tenho muito carinho e fico honrado ao receber essa homenagem", contou.

Além dos militares estaduais, civis que apoiaram o BPTran também foram homenageados. Esse foi o caso da Marli Marlene de Souza Batagini, que trabalha há 30 anos no Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN). “Essa medalha é mais do que um prêmio, é um reconhecimento, pois trabalhamos em conjunto com a Polícia Militar, em especial com o Batalhão de Trânsito. É muito gratificante saber que essa parceria salva vidas”, finalizou.

Ao final do evento, os presentes foram convidados para tomar um café da manhã do refeitório da unidade, onde o tenente-coronel Carmo, mais uma vez, agradeceu a presença de todos que ajudam a levar um serviço de qualidade para a sociedade paranaense.

Estiveram presentes o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos; o Comandante do 1º Comando Regional (1º CRPM), o coronel Hudson Leôncio Teixeira; o Diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade, o coronel Samir Wassouf; o Ajudante-Geral da PM, coronel Marco Aurélio Fahur; o Comandante do BPTran, tenente-coronel Mario Henrique do Carmo; o Comandante do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV), tenente-coronel Adilson Luiz Correa dos Santos; o Comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), tenente-coronel Mario Jorge Alves Lopes; o Comandante do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), tenente-coronel Júlio Cesar Pucci dos Santos; Assessor Militar do Detran, tenente-coronel Fernando Klemps; o Comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), major Marcio Antônio Machado Pereira e o Comandante do Regimento de Polícia Montada (RPMon), major Marcio Stange da Cruz.


Também estiveram presentes o Presidente da AVM, coronel da Reserva Remunerada Washington Alves da Rosa; o Presidente da AMAI, coronel da Reserva Remunerada Altair Mariot; o ex-comandante do Corpo de Bombeiros e coronel da Reserva Remunerada Edmilson Barros; e os ex-comandantes do BPTran e coronéis da Reserva Remunerada Valterlei Mattos de Souza, Nelson Carnieri, Irineu Ozires Cunha, Jorge Costa Filho e Loemir Mattos de Souza, além do Coordenador de Auditagem do Detran e coronel da Reserva Remunerada Daniel dos Santos.

GALERIA DE IMAGENS