Batalhão de Polícia de Trânsito recebe novo Comandante durante solenidade em Curitiba 27/11/2019 - 15:30

Jornalista responsável

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) recebeu, na manhã desta quarta-feira (27/11), o novo comandante. A solenidade aconteceu no Auditório Cordeiro Cléve no Centro Universitário UniBrasil. Na ocasião, o tenente-coronel Naasson Polak, que agora vai para a Reserva Remunerada, passou o cargo ao tenente-coronel Mario Henrique do Carmo.

Para o Comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar (1º CRPM), coronel Hudson Leôncio Teixeira, esse é um ciclo natural e importante para uma unidade que além de coibir os crimes ela também tem ações educativas. “O tenente-coronel Polak está passando para a Reserva e o tenente-coronel Carmo tem um anseio de longa data em comandar o BPTRAN, pois tem uma vasta experiência na área”, disse o coronel Hudson.

Durante o Elogio Individual ao tenente-coronel Polak, o coronel Hudson disse que ele sempre será lembrado com afeto e com dedicação pelos seus comandados. “A Polícia Militar perde muito com a sua ida para a Reserva Remunerada, mas você e a sua família ganham, em poder viver mais tranquilos”, complementou o coronel Hudson.

Após um ano e sete meses à frente do BPTran e 33 anos de serviço à comunidade, o tenente-coronel Polak avalia como positivo a sua passagem pela unidade. “O Batalhão de trânsito tem uma tropa muito profissional, consciente e leal, não só com o Comandante, mas também com o público externo. Foi um período importante e deixar o comando dessa unidade me deixa feliz e com o sentimento de dever cumprido”, disse o tenente-coronel Polak.

Ao ler a Ordem do Dia, o tenente-coronel Polak agradeceu aqueles que estiveram ao seu lado durante o período à frente da unidade e durante a vida. “Agradeço aos militares que nos auxiliaram no nosso dia a dia. Aqueles que, independentemente do dia da semana, abrindo mão do convívio familiar, sempre estiveram à disposição para nos acompanhar nas ações e operações desenvolvidas pelo batalhão, os nossos mais sinceros agradecimentos. À minha mãe, esposa, filhos e netos por toda a compreensão enquanto estive ausente por causa do trabalho”, disse emocionado.

Para o tenente-coronel Carmo, que até então estava a frente do 20º Batalhão da PM, comandar o BPTran é um momento muito importante em sua carreira. “Durante esses anos eu me especializei e me preparei, além de dar aulas na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) sobre policiamento de transito urbano, não só para Cursos de Formação de soldados, mas também para de oficiais. Então vejo que é o coroamento da minha carreira, um grande desafio que me vejo preparado para exercer essa função”, disse o novo Comandante do BPTran.

Tendo grande conhecimento em relação ao trânsito, o tenente-coronel Carmo já sabe quais serão os seus desafios ao comandar a unidade. “Nós temos uma grande preocupação em relação aos acidentes que acontecem na madrugada, pois a velocidade sem sombra de dúvida é o grande fator para os acidentes com mortes e lesões graves”, complementou.

Durante o evento foram feitas homenagens às esposas dos tenentes-coronéis por suas participações nas vidas dos mesmos. Também foi feito o descerramento do retrato do tenente-coronel Polak que será colocada na galeria de ex-comandantes da unidade.