Bope promove Simpósio “Ações de Segurança Pública no Enfrentamento aos Crimes Violentos contra o Patrimônio” 09/06/2022 - 15:09

Nos dias 8 e 9/06 ocorre o Simpósio “Ações de Segurança Pública no Enfrentamento aos Crimes Violentos contra o Patrimônio”, no Museu Oscar Niemeyer, promovido pelo Batalhão de Operações Especiais.

Em decorrência da complexidade da atuação da PMPR na modalidade de crimes que envolvem planejamento robusto, planos de fuga, truculência e violência exacerbada na ação, armamento pesado, explosivos para atacar e neutralizar as forças de segurança pública e uso de pessoas inocentes como escudo humano, foram convidados profissionais de grande relevância no cenário nacional, no Poder Judiciário, na área de Inteligência, Investigação e Operações Especiais envolvidos em ações de prevenção e repressão aos crimes com estas particularidades.

O objetivo é a discussão a respeito do tema e resultados a nível estratégico da Corporação.

Para o Comandante-Geral, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, “a realização deste evento é a oportunidade de repassar o conhecimento que a PMPR detêm sobre o tema e receber experiências de profissionais de outras instituições, o que contribui na adoção de medidas e protocolos mais efetivos no combate aos crimes violentos contra o patrimônio”, disse.

O Secretário de Segurança Pública e Administração, Dr. Wagner Mesquita de Oliveira, também externou sua satisfação pelo simpósio. “Um evento como esse se destaca. É uma possibilidade de debatermos boas práticas, reafirmar a técnica policial como profissionais, aprimorar nossos procedimentos, aumentar a eficácia das ações e o produto que vai ser discuto vai servir de subsídio para politicas públicas. A cada dia as demandas ficam mais complexas. Se antes nosso policial era treinado e doutrinado para combater crimes contra a vida, contra o patrimônio, investigação, policiamento preventivo e patrulhamentos, hoje a sociedade exige do nosso policial que ele esteja preparado para lidar desde o indivíduo que surta e gera um evento de crise até uma ação de crime organizado na modalidade “novo cangaço e tomada de cidades”, com características específicas que vão muito além do combate normal”, frisou.

Em dois dias de evento, 11 palestras serão ministradas ao total, com temas de diversos como “O uso criminoso de explosivos” e “Atirador Policial no combate aos crimes violentos contra o patrimônio”.

Estiveram prestigiando o simpósio o Subcomandante-Geral Coronel Carlos Eduardo Cidreira, o Chefe do Estado-Maior Coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse, o Assessor Militar da SESP Coronel Waldick Alan de Almeida Garrett, o Comandante do 3º Comando Regional de Polícia Militar Coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção, o Comandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar Coronel Cezar Kister, o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Paraná Antonio Paim de Abreu Junior, o Procurador de Justiça e Coordenador de Segurança Dr. Vani Antônio Bueno, o Juiz de Direito da 4ª Vara Criminal Dr. José Orlando Cerqueira Bremer, o Presidente da Comissão de Segurança Pública Desembargador Marcos Sérgio Galliano Daros além de militares da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso do Sul, de Santa Catarina, da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul bem como oficiais e praças da PMPR.

Polícia Militar: Nós fazemos a Diferença.

Comunicação Social da PMPR