COMANDANTE DO CPE, CORONEL CARMO, VISITA O BPFRON E ACOMPANHA SEMANA DE TRABALHOS DA UNIDADE 21/06/2022 - 14:07

O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) recebeu na segunda-feira, (06/06) a visita do Comandante do Comando de Policiamento Especializado Coronel Carmo. A semana teve início com reuniões com o Comandante do BPFRON, Tenente-Coronel Dorecki já na segunda-feira em Marechal Cândido Rondon-PR e na terça seguiu com a programação de aniversário da Unidade, data em que ocorreu a solenidade de entrega de medalhas do BPFRON em comemoração aos dez anos de criação do batalhão. Na tarde de terça, o Comandante do CPE supervisionou a realização da Operação Tríade III que teve como foco a realização de abordagens na região fronteiriça do Estado do Paraná. BPFRON, BPAMB, BPRV, BOPE, BPEC e outras unidades da PMPR atuaram de maneira conjunta na operação que resultou na apreensão de três volumes de contrabando e duas pessoas presas, sendo uma delas com mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro. Ao todo, foram abordadas 214 pessoas e 104 veículos na terça-feira, data em que foi desencadeada a operação. Os próximos dias foram seguidos de visitas do Coronel Carmo às instalações do BPFRON em Marechal Cândido Rondon e Guaíra-PR. Na cidade sede da segunda companhia do BPFRON, o Comandante do Comando de Policiamento Especializado cumpriu agenda na delegacia da Polícia Federal, acompanhado do Comandante do BPFRON, para conhecer de perto a dinâmica de um dos pontos fortes da unidade: as ações integradas. A visita a cidade de Guaíra-PR também serviu para a visitação da nova sede da companhia do BPFRON. Acompanhado do Prefeito Heraldo Trento, Coronel Carmo pode conhecer o local onde a estrutura da nova companhia ganha forma.

Retornando a Marechal Cândido Rondon onde passou a quinta-feira em mais um dia de trabalhos no BPFRON, Coronel Carmo avaliou a construção da nova sede do Batalhão na cidade. “Estive observando o projeto da construção da nova sede em Marechal Rondon e é muito adequada, planejada e estruturada para atender a real necessidade dos operadores de fronteira. O novo espaço vai contar com todos esses locais necessários para que o operador tenha muita tranquilidade na hora que sair ao trabalho e, principalmente, na hora que retorna à base para voltar ao seu lar”, enfatiza. O comandante do Comando de Policiamento Especializado enalteceu durante sua visita o bom desempenho do BPFRON em seus trabalhos na fronteira. “Contra números, não há argumentos. O batalhão faz um excelente trabalho nesta região crítica do nosso Estado. Sabemos que a região tem os seus problemas, mas a atuação do Batalhão de Fronteira está causando grandes prejuízos para o crime organizado. Além disso, percebemos também uma grande evolução, porque esses números estão cada vez maiores. O Batalhão de Fronteira está no caminho certo”, frisa. Segundo ele, será positivo o feedback da visita repassado ao comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira. “A visita tem sido proveitosa. Gostei do que vi e, principalmente, do que está projetado para o futuro. Também estive em Guaíra observando a construção da nova sede da companhia e fiz contato com o delegado da Polícia Federal de Guaíra, o qual nos mostrou a base onde os operadores do BPFRON operam em conjunto com a Polícia Federal e outros órgãos. Trata-se de um serviço extremamente profissional com olhos aos crimes praticados na área de fronteira”, evidencia. Coronel Carmo acompanhou de perto o funcionamento do batalhão. “Tive conhecimento sobre como o Batalhão de Fronteira opera, o que foi fundamental para mim, como comandante de Policiamento Especializado. Tive também o privilégio de embarcar e percorrer o Lago de Itaipu junto com os operadores na base Cobra, em Entre Rios do Oeste. Precisamos enaltecer o trabalho desses guerreiros”, finaliza.

1ºTenente Prá e Silva, Oficial de Comunicação Social do BPFRON

SD Luana, auxiliar de Comunicação Social do BPFRON