COMANDANTE-GERAL EM PROL DA SEGURANÇA NOS PORTOS 08/06/2022 - 15:22

Na manhã de ontem (07/05), o Comandante-Geral da PMPR, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, participou de uma reunião junto ao presidente da Administração dos Portos do Paraná (APPA), Luiz Fernando Garcia, em Paranaguá-PR, acompanhado do Comandante do 1º CRPM, Coronel Renato de Oliveira Ribas Filho e do Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Durval Tavares Júnior.

Dentre os assuntos tratados, o crime de “vazada” foi o tópico principal e é característico da região portuária, afetando diretamente a segurança pública local.

A “vazada” ocorre quando um caminhão carregado a caminho do porto tem parte de sua carga despejada na pista, no momento em que reduz a velocidade ou para temporariamente. Em seguida indivíduos fazem o recolhimento da carga despejada em sacos para futura revenda.

Os principais produtos almejados são grãos e fertilizantes, devido aos recentes aumentos de preços, tornou a ação mais atrativa para a criminalidade.

O Coronel Hudson iniciou a fala se mostrando preocupado e imbuído da missão: “Além das vazadas, estamos muito preocupados com o tráfico internacional de drogas, as apreensões são um bom sinal, mas e aquilo que não é apreendido? Estamos trabalhando com os setores de inteligência para identificar os envolvidos e quais os modos de operação dos criminosos para reforçar as ações policiais e agir de forma mais eficiente.” Acrescentou que é um problema amplo que deve ser tratado de forma conjunta: “esta região é estratégica para o Estado, e uma força tarefa de combate ao crime organizado pode auxiliar na resolução destas questões, com uma união de forças em prol dos mesmos objetivos.”

O presidente da APPA ressalta que haverá investimentos em tecnologia voltadas a segurança: “Estamos avançando com a contratação de tecnologia, para monitorar as entradas e saídas com radares e sonares de última geração. Teremos um Centro de Controle e poderemos colaborar mais com o trabalho policial, em especial com a inteligência.”

O Comandante concluiu que é de interesse da Corporação a resolução dessas demandas: “Nós já estamos a disposição. Eu vejo que é algo que acontece por falta de trabalho em conjunto. Não adianta só o patrulhamento ostensivo, é necessário também um trabalho de inteligência e o envolvimento do Ministério Público e Poder Judiciário para que haja responsabilização. A nossa ideia é que esse problema seja resolvido.”

Em um segundo momento, o Comandante participou da passagem de Comando do 8º Grupamento de Bombeiros no auditório do Sest Senat em Paranaguá, acompanhado do Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior.

Na ocasião, o Tenente-Coronel BM Pedro Wagner Ogaki Malacrida passou a função ao Tenente-Coronel Dorico Gabriel Borba.

 

Polícia Militar do Paraná: Nós Fazemos a Diferença.

Comunicação Social da PMPR.