Colégio da PM em Curitiba forma 230 jovens no Ensino Médio durante solenidade militar na RMC 14/12/2019 - 14:02

A Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) foi o local de comemoração para 230 formandos do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar (CPM) de Curitiba neste sábado (14/12). O evento foi prestigiado pelo Secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, e por milhares de padrinhos, madrinhas e familiares dos formandos. Também houve a parabenização aos 170 alunos que concluíram o Ensino Fundamental e passam para a próxima etapa da educação básica no próximo ano letivo.

No início da solenidade foi feita a entrega da medalha “Mérito Escolar” Coronel Felippe de Souza Miranda, a qual é destinada aos alunos que atingem a média igual ou superior a 8 em todas as disciplinas durante os três trimestres do ano letivo; ou final igual ou superior a 9 desde que nenhuma nota tenha sido inferior a 7.

O Secretário da Segurança Pública apontou que a educação é essencial para a formação de uma base familiar sólida o bastante para suportar as adversidades e desafios da vida. “Tenho como meta três coisas: Deus, pátria e família, e o que prepara a família para a sociedade é a educação. Foi um prazer vir aqui hoje, abraçar essa garotada, incentivar os pais. Os alunos concluíram a primeira etapa dos estudos, e com a chegada da próxima etapa novos desafios surgirão para eles”, destacou o secretário.

Durante o seu discurso, o secretário Marinho destacou que a educação é prioridade na Pasta, tanto que há projetos para implantação de mais quatro Colégios Policiais Militares no Oeste (Cascavel e Foz do Iguaçu), Sudoeste (Pato Branco) e Sudeste (União da Vitória). “Queremos que essa mesma alegria desses alunos também seja realidade para outros jovens do Interior do estado”, afirmou.

"A Academia é a casa de ensino da Polícia Militar e nos sentimos privilegiados em receber mais uma formatura do Colégio da Polícia Militar no ano em que celebra 60 anos de criação. É uma cerimônia de muitas emoções, de mudanças de ciclos, tão importantes para estes estudantes”, explicou o diretor-comandante da APMG, coronel Ronaldo de Abreu.

Para o Comandante do Colégio da PM, major Anderson de Araújo Mendes, festejar a conclusão de mais um ano letivo é especial, ainda mais por conta do 60º aniversário de criação da unidade de ensino. “É o sentimento de dever cumprido. É uma alegria muito grande, embora no término da carreira, ser comandante do CPM nessas comemorações dos 60 anos do colégio. Nos revigoramos ao trabalhar e conviver com os alunos”, disse.

EXPECTATIVA – O formando Everson Martins Júnior, passou sete anos de estudos no CPM e garante que foi uma grande etapa da vida concluída com a formatura. “Foi aplicado muito esforço e disciplina, e vemos que no final vale a pena, sentirei muita saudade do colégio”, disse. Oriundo de uma família de militares do Corpo de Bombeiros, ele já definiu o seu futuro. “Quero seguir os passos de meus irmãos, que são minha inspiração”, destacou.

Para a mãe, Ivani B. Martins, é um grande orgulho ter tido os filhos formados no CPM. Além de Everson, outros dois filhos também passaram pelos bancos do Colégio e hoje são bombeiros militares. “É uma satisfação fazer parte da família CPM, meus três filhos tiveram uma excelente formação e são muito disciplinados”, disse.

A formanda Isabely de Araujo Borguezani tem o sonho de ser psicóloga, e aplicar o que aprendeu no Colégio da PM na profissão. Ela também disse que a passagem pelo CPM nunca será esquecida. “Fiz uma família no Colégio, tanto com os alunos quanto com os policiais, que se tornam nossos segundos pais, vemos que eles são pessoas normais como nós, e muito legais, isso é muito importante destacar”, afirmou.

PRESENÇAS – Estiveram no evento o diretor de Finanças da PM, coronel Vanderley Rothenburg; o Assessor Militar da Secretaria da Segurança Pública, coronel Erich Wagner Osternack; o Diretor-Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), coronel Ronaldo de Abreu; o Subcomadante da APMG, tenente-coronel Gerson Gross; o Comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), tenente-coronel Mario Jorge Alves Lopes; o Corregedor-adjunto da Coger, tenente-coronel Marcos Roberto Arantes; o tenente-coronel Gelson Marcelo Jahnke do Corpo de Bombeiros; os coronéis da reserva remunerada Julio Ozga Nóbrega, Mirian Biancolini Nóbrega, Rodrigo Larsen Carstens, Luiz Henrique Pombo, João de Paula Carneiro, Cezar Maingué, além de demais comandantes de unidades, chefes de seções, oficiais e praças da PM e do Corpo de Bombeiros.