Comandante-Geral da PM recebe a medalha Ordem da Luz dos Pinhais durante cerimônia 20/09/2019 - 13:00

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos, recebeu do Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, a medalha da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais de Curitiba, a maior condecoração do município. O evento aconteceu na noite de quinta-feira (19/09), no Memorial de Curitiba, na Capital do estado. A honraria representa o compromisso da Polícia Militar com o desenvolvimento da cidade.

“Sinto-me grato por essa honraria”, disse o Comandante, que fez questão de estender a homenagem a todos os demais integrantes da Corporação. “Essa medalha é para todo policial militar, que não só defende Curitiba, mas também presta outros serviços importantes à comunidade”, afirmou.

“Infelizmente não podemos trazer todos eles [policiais militares] até aqui, mas a forma como o valor da PM, como Corporação, é reconhecido através da homenagem ao Comandante-Geral, que representa o esforço integrado desses homens e mulheres pela segurança pública tanto da Capital quanto do Estado como um todo”, conclui o coronel.

A MEDALHA – Banhada a ouro, a medalha é inspirada na obra “Homem à Altura dos Pinheiros”, de João Turin, com o desenho de um homem de braços abertos em um cenário de pinheirais. A imagem remete ao Homem Vitruviano, símbolo do Renascimento, de Leonardo Da Vinci.

A imagem faz ainda outra referência importante à história da capital, tendo sido capa em 1927 da revista Ilustração Paranaense, editada por João Batista Groff, e usada no Movimento Manifesto Paranista, de Alfredo Romário Martins, em 1928.