Corpo de Bombeiros transfere instalações do Centro de Instrução ao BOPE em Piraquara 26/05/2020 - 11:00

Marcia Santos
Jornalista Responsável

 

O Centro de Ensino e Instrução (CEI) foi a casa do Corpo de Bombeiros para os treinamentos de seu efetivo por 56 anos. Agora, o espaço foi cedido ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE) para a instalação da Companhia de Choque e do Centro de Ensino e Instrução do BOPE. A transferência do espaço ocorreu na manhã desta terça-feira (26/05), em Piraquara.


“Continuamos a investir na preparação do nosso profissional, quer seja bombeiro ou policial militar, o devolvendo à sociedade paranaense mais preparado, em condições de melhor servir nosso povo paranaense. O Corpo de Bombeiros faz a transição ao BOPE, pois esta unidade tem diversos cursos especializados, desde o uso de cães para uso policial, passando por cursos como de negociador, curso de distúrbios civis e terminando com o Curso de Operações Especiais”, detalhou o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos.

 

Com o avanço das técnicas e doutrinas da atividade bombeiro militar, o antigo CEI já não podia atender as necessidades do Corpo de Bombeiros e, por isso, foi feito o planejamento da construção do novo Centro de Ensino ao lado da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.

 

“Desde 2014 já tínhamos projetos e por iniciativa do tenente-coronel Gross, subcomandante da APMG, foi feito o projeto, e estão sendo finalizadas as obras do novo Centro de Ensino, uma instalação moderna, mais adequada. As novas dependências já são projetadas para uma concepção moderna de Corpo de Bombeiros”, explicou o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes.


O BOPE, que necessitava de um espaço maior para as atividades de ensino da unidade, recebeu as instalações, que ainda passarão por reformas pontuais para receber a estrutura da Companhia de Choque e do sistema de Ensino do batalhão. “O BOPE também é uma unidade de ensino e agrega vários cursos. Com essas instalações que estamos recebendo vamos incrementar ainda mais nossas instruções, tanto para o nosso efetivo como para toda Polícia Militar e também para outras instituições de segurança pública”, disse o Comandante do BOPE, major Marcio Antônio Machado Pereira.

GALERIA DE IMAGENS