Educação no trânsito será intensificada pela Polícia Militar durante a Semana Nacional de Trânsito 18/09/2019 - 17:28

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

 

Palestras, blitzes educativas e uma mega operação voltada à educação no trânsito em todo o estado são as principais ações que a Polícia Militar terá durante a Semana Nacional de Trânsito, que se inicia nesta quarta-feira (18/09). Todos os batalhões e Companhias Independentes da Corporação estarão empenhados para levar mais conscientização para reduzir as mortes no trânsito. O evento de abertura das atividades aconteceu no Salão de Atos do Parque Barigui e contou com a participação de órgãos e entidades ligados ao trânsito.


O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, disse que a ideia das ações é levar ao cidadão a conscientização sobre as condutas defensivas de trânsito e para reduzir os índices de acidentes. “O trânsito seguro começa com a educação e ao longo deste mês faremos diversas atividades para que os curitibanos saibam que respeitar o Código de Trânsito é uma autoproteção para sua vida e a de terceiros”, explicou.


“A Semana Nacional é uma oportunidade para que todos os órgãos que atuam no trânsito intensifiquem suas atividades educativas, potencializando serviços e outras iniciativas que refletem na garantia da preservação da vida no trânsito”, destacou o Diretor-Geral do Detran, coronel Cesar Vinícius Kogut.


ACESSIBILIDADE – Os órgãos e entidades ligados ao trânsito que participam das atividades da Semana Nacional de Trânsito também se uniram para levar mais segurança aos surdos e cegos por meio do projeto Trânsito Para Todos. “Temos várias parcerias para buscar melhores condições para que as pessoas com dificuldade de locomoção possam utilizar o trânsito mais seguras”, disse a professora Lilian Biglia, do Instituto Paranaense de Cegos.


Ao longo da semana todas as unidades operacionais da Polícia Militar estarão com equipes nas ruas para fortalecer a conscientização a todos os públicos envolvidos no trânsito. “Atuaremos em parceria, buscando reforçar condutas e comportamentos aos motoristas e demais usuários que possam minimizar acidentes, feridos e mortes”, destacou o Comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito, tenente-coronel Naasson Polak.


Dados divulgados pelo BPTran apontam que de janeiro à agosto deste ano aconteceram 4.052 acidentes em Curitiba, uma variação de 7,51% em relação ao mesmo período do ano passado que foram registrado 3.769 acidentes. Dos acidentes atendidos pelo Batalhão de Trânsito da PM em 2019, foram 2.852 com vítimas e 1.200 sem vítimas, já em 2018 foram 2.590 com vítimas e 1.179 sem vítimas. Apenas neste ano, 38 pessoas morreram, contra 32 no ano anterior. O batalhão de trânsito vai intensificar as ações preventivas para que esses índices diminuam nos meses restantes.


De acordo com a Oficial de Relações Públicas do BPTran, tenente Etiene Camila Gonçalves do Carmo, educar as crianças é a melhor forma de obter um bom resultado em longo prazo. “A educação no trânsito é o melhor caminho, não só voltada para os adultos, condutores ou pedestres, mas também para as crianças, que, com certeza, a longo e médio prazo, os resultados serão obtidos. Queremos conscientizar os motoristas de que eles não tenham medo das notificações, mas sim do acidente. Que ele se preocupe com a integridade dele e a dos outros”, disse.

GALERIA DE IMAGENS