Em um dia, integrantes da operação Hórus fazem apreensões de contrabando avaliados em R$ 10 milhões 10/07/2020 - 16:40

Marcia Santos
Jornalista Responsável

 

O trabalho conjunto das equipes policiais que atuam pela Operação Hórus na região de fronteira nesta sexta-feira (10/07) resultou na apreensão de 10 veículos utilizados para o contrabando, além de 580 caixas de cigarros e um caminhão repleto de mercadorias paraguaias. As ações causaram um prejuízo de aproximadamente R$ 10 milhões ao crime organizado.

As apreensões ocorreram nas cidades de Guaíra, Mercedes e Terra Roxa, na região Oeste do estado, com as primeiras ações durante a madrugada, durante os trabalhos ostensivos dos policiais militares, civis e agentes federais em pontos estratégicos e possíveis rotas utilizadas por grupos criminosos.

As equipes flagraram um comboio numa região rural e apreenderam quatro veículos que transportavam 100 caixas de cigarros contrabandeados. Os suspeitos fugiram pelo matagal, mas nas imediações com o município de Terra Roxa, as equipes apreenderam mais um veículo com cigarros. Uma VW Kombi foi abandonada com 80 caixas de cigarros.

Em Mercedes, outras equipes policiais encontraram um depósito de contrabando e fizeram a abordagem, encontrando cinco carros e um caminhão modelo VW 15/180 carregados, totalizando 400 caixas de cigarro apreendidas.

Segundo as informações do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), um dos suspeitos reagiu à ação e ao fugir com um dos veículos, acelerou contra as equipes, que atiraram para evitar um atropelamento. O homem acabou ferido e foi levado ao hospital, mas após ser atendido teve alta e foi levado com os outros detidos à delegacia da Polícia Federal de Guaíra.

Com o encaminhamento do contrabando e dos envolvidos, os policiais retornavam à Guaíra quando se depararam com um comboio de dois caminhões e uma pick-up. Ao ser feita a abordagem foram encontrados 60 volumes de eletrônicos, entre celulares, skygato, essências de narguilé e outros produtos. Os condutores abandonaram os veículos e fugiram pelo matagal, não sendo encontrados. Com isso, tudo foi levado à Polícia Federal de Guaíra.

OPERAÇÃO HÓRUS – As ações da Hórus iniciaram-se em 2019 e são coordenadas pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública e envolvem forças policiais e de fiscalização estaduais e federais do Paraná e Mato Grosso do Sul para o combate ao narcotráfico, a crimes violentes, ao contrabando de armas e produtos ilegais e ao descaminho na faixa de fronteira.

Os trabalhos envolvem equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), do Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática (COBRA), da Companhia de Comandos e Operações Especiais (COE) do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), ambos da Polícia Militar do Paraná; do grupo Tigre da Polícia Civil do Paraná; do BOPE da PM de Mato Grosso do Sul, além da Força Nacional e do Exército Brasileiro.

GALERIA DE IMAGENS