Em um mês de trabalho no Litoral, ROCAM encaminha 208 pessoas e lavra 164 Termos Circunstanciados 19/01/2021 - 14:26

Marcia Santos

Jornalista Responsável

 

Dentre as modalidades de policiamento aplicadas no Litoral durante o Verão Consciente 2020/2021, o patrulhamento com motos fez a diferença no combate ao tráfico de drogas. Em 32 dias de atuação, desde o dia 18 de dezembro até o dia 18 de janeiro, a Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (ROCAM) fez 208 encaminhamentos e retirou de circulação duas armas, 57 munições, mais de dois quilos de maconha, crack, cocaína e 56 unidades de drogas sintéticas.

 

As equipes de ROCAM estão atuando diuturnamente nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, como um incremento de policiamento ostensivo desde a orla da praia até as regiões residenciais em apoio às outras unidades da Polícia Militar que também atuam na região.

 

Durante os 32 dias de trabalho na Costa Leste, o combate ao tráfico de drogas é um dos destaques da ROCAM. No período analisado, foram apreendidas 160 gramas de crack, 97 gramas de cocaína, 1,7 quilo de maconha e 56 unidades de entorpecentes sintéticos. Outro dado interessante foi a apreensão de mudas de maconha durante as abordagens. Ao todo, foram apreendidas 36 mudas da planta.

 

No período analisado, as equipes com motos atenderam 197 ocorrências com ilicitude, 23 ocorrências de tráfico de drogas e atuaram em 130 ocorrências em apoio às equipes de Radiopatrulha atuantes pelo Verão Consciente. As abordagens policiais da ROCAM também foram importantes para localizar sete pessoas foragidas da justiça, além de lavrar 17 ocorrências de ato infracional e 164 Termos Circunstanciados por diversos crimes, mas principalmente de uso de drogas, desacato, desobediência e perturbação do sossego.

 

A atuação da ROCAM no Litoral é para ampliar a atuação da Polícia Militar no combate à criminalidade por meio de policiamento preventivo, com abordagens a pessoas nas áreas comerciais, residenciais e na orla da praia. O preparo dos policiais militares da ROCAM vai além da área de segurança pública, como foi o caso da equipe que socorreu uma mulher engasgada que já se encontrava inconsciente em Pontal do Paraná na última quinta-feira (14/01). Veja mais detalhes de como foi atendimento da ROCAM Aqui.


A participação da população com denúncias auxilia para que a PM possa localizar e abordar pontos de uso e venda de drogas e intensificar o patrulhamento nos pontos onde ocorrem furtos, roubos e outros tipos de crime. Caso qualquer cidadão note alguma situação suspeita, deve acionar a Polícia Militar pelo 190 ou, caso queira fazer uma denúncia anônima, pelo 181 Disque-Denúncia.

GALERIA DE IMAGENS