Família recebe visita de policiais militares que salvaram bebê de engasgo em Guaratuba (PR) 11/02/2020 - 17:50

O reencontro de dois policiais militares com uma família de Guaratuba, no litoral do Paraná, marcou um momento de muita alegria nesta terça-feira (11/02). O cabo Carlos Alberto da Silva Júnior e o soldado Fabio Francisco da Silva foram os “anjos da guarda” de Nicolas Bernardo dos Santos de Oliveira, de quase dois meses de vida, ao evitarem a morte dele por engasgo no dia 02 de fevereiro (domingo).

Logo na chegada à casa da família, os policiais militares abraçaram os pais e pegaram Nicolas no colo, relembrando a tensão com o atendimento da ocorrência e os procedimentos de desobstrução de vias aéreas do menino.

A visita marcou uma importante decisão da mãe do menino, Fernanda Gonçalves dos Santos Oliveira: ela convidou os dois policiais militares para serem padrinhos do menino, que ainda será batizado. “Agora olhando para os dois policiais, eu só posso agradecer. Eu agradeço primeiro a Deus e depois a eles porque não sei nem o que poderia ter acontecido se não tivessem me socorrido”, disse.

Fernanda lembrou dos momentos que viveu naquele domingo chuvoso. O desespero de ver o filho sem respirar e ficar roxo, sem expressar nenhuma reação positiva, agoniava a família. “Quando os policiais chegaram aqui, para mim foi um alívio, porque eu já tinha tentado de tudo. Os meus vizinhos também estavam tentando me ajudar e nada. Quando eu vi eles fiquei aliviada, graças a Deus deu tudo certo”, completou.

Para o policial, o que fez a diferença no atendimento foi o preparo para lidar com esse tipo de situação. Ele e o soldado Francisco, assim como todos os policiais militares que atuam pelo Verão Maior 2019/2020, participaram de um nivelamento de procedimentos na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), e lá relembraram várias técnicas, dentre elas a Manobra de Heimlich, utilizada na desobstrução de vias aéreas.

“O que a gente fez, num primeiro momento, foi deixar o Nicolas de bruços e dar pequenos tapinhas nas costas, para ver se desobstrua as vias aéreas. Depois, em contato com a enfermeira, ela falou que o bebê estava bronco-aspirando a secreção, estava indo tudo para o pulmãozinho, e isso dificultava a respiração dele. Diante disso, colocamos a boca na boquinha dele, foi feita a sucção daquela secreção e ele conseguiu ter um pouquinho mais de força para respirar”, detalhou o cabo Da Silva.

O cabo Da Silva, que está prestes a completar 19 anos de serviço pela Polícia Militar, descreveu a gratidão pela família ter tamanha consideração com ele e com o colega, soldado Francisco. “É um sentimento que não tem preço. Isso é graças à política da Polícia Militar com relação à aproximação com a comunidade. A gente fica muito contente de saber que a mãe nos confiou a vida do filho dela e conseguimos dar uma resposta”, disse.