Helicóptero da PM auxilia PF na erradicação de 45 mil pés de maconha no Nordeste do estado 21/02/2020 - 08:20

Marcia Santos

Jornalista Responsável

 

A Operação da Polícia Federal Muçambê I, que contou com a participação do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), terminou na quarta-feira (18/02) e contou com a destruição de 45 mil pés de maconha. A ação aconteceu no Nordeste do país e a equipe paranaense atuou por uma semana e meia na região conhecida como Polígono da Maconha.

 

O BPMOA participou ativamente da operação, que alternou por diversas bases nos municípios estrategicamente localizados, com intervenções em áreas no qual o Falcão 01 se deslocava mais de 70 milhas para dentro do sertão nordestino, em locais isolados que, em muitos casos, somente de aeronave foi possível o acesso. A ação da equipe foi muito importante devido ao deslocamento por solo ser muito difícil além dos locais serem camuflados na vegetação, evitando estradas para chegar próximo às plantações.

 

De acordo com o setor de Relações Públicas da unidade, a aeronave da PM fez voos de monitoramento como plataforma de observação, deslocamento de agentes, localização das roças de entorpecentes e transporte do efetivo para o combate. A equipe foi composta por dois pilotos e um Operador Aerotático, todos pertencentes à Base Norte da unidade.

 

Ainda segundo a unidade, a principal vantagem da aeronave é a agilidade do deslocamento para às coordenadas informadas pela inteligência, com possibilidade de pouso na vertical dos locais, para desembarque dos agentes e policiais, além da capacidade de visualização do terreno, que potencializa a área de cobertura e atuação das equipes, tornando o combate ao tráfico mais eficiente.

 

Missões simultâneas ocorreram nas últimas semanas, com um trabalho de inteligência e coordenação da Polícia Federal, que procuram não só localizar, plotar, destruir plantações e prender envolvidos, mas também impedir o crescimento do crime organizado. Foram aproximadamente 45 mil pés de maconhas encontrados e destruídos e que, segundo a Polícia Federal, poderiam render cerca de 15 toneladas da droga.

 

A região fiscalizada, conhecida como Polígono da Maconha, faz parte dos municípios de Petrolina, Carnaubeira da Penha, Cabrobó, Orocó, Belém de São Francisco, Betânia, Floresta e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco, além de Juazeiro, Paulo Afonso, Salgueiro Glória e Curaçá, na Bahia.

GALERIA DE IMAGENS