Homem sofre infarto na rua e é socorrido por policiais militares em Curitiba 07/10/2019 - 12:10

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

A agilidade no atendimento de emergência dos policiais militares da Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (ROCAM) do 20° Batalhão evitou a morte de um pedestre que sofreu um infarto na noite de sábado (05/10) no bairro Jardim Botânico, em Curitiba. A vítima chegou a ficar desacordada, mas foi reanimada pelos policiais ainda na rua e levada com vida para a Unidade de Pronto Atendimento do Cajuru.

A situação inusitada foi na movimentada avenida Afonso Camargo. De acordo com as informações do Boletim de Ocorrência registrado sobre o caso, pessoas acenaram para os policiais pedindo socorro, pois havia um homem passando mal próximo dali.

Rapidamente a equipe foi até o homem e percebeu a gravidade da situação, pois ele estava parcialmente inconsciente. "Estávamos em patrulhamento por conta do jogo de futebol que ocorria na Vila Capanema quando nos deparamos com a situação. Nossa preocupação era manter o homem com vida até que a ambulância chegasse no local", explicou o soldado Regys Lino de Andrade.

Os policiais chamaram uma ambulância do Samu para prestar o atendimento, tentando mantê-lo consciente até a chegada dos socorristas. A soldado Hevellyn da Silva Santos conta que tentou conversar com a vítima para saber o que estava sentindo. "Ele reclamou de fortes dores no peito, formigamento nos braços e mãos trêmulas, então fizemos contato com o SAMU”, diz.

Pelos sintomas apresentados como sendo de um infarto, os policiais isolaram o local devido ao fluxo de veículos que passava e a aglomeração de pessoas, a fim de que o atendimento não fosse prejudicado, e iniciaram a massagem cardíaca para normalizar o quadro de saúde e mantê-lo com vida até a chegada da ambulância. "Na hora passamos por momentos de muita tensão, pois não estamos acostumados com situações como essa, e naquela hora nosso objetivo era manter ele vivo", falou o soldado Danny Wilson Gnoatto.

A equipe manteve a massagem cardíaca até que os socorristas chegaram e assumiram o resgate. A rapidez no atendimento dos policiais garantiu a sobrevida da vítima, que foi levada de ambulância com vida para a UPA do Cajuru.

Após o atendimento, a sensação foi de alívio para os policiais. "Estamos sempre preparados para qualquer tipo de situação, e nesse caso a equipe policial obteve êxito e evitou a morte daquele homem. Para nós fica o agradecimento por ter passado por essa experiência", disse a soldado Hevellyn.