Lançamento do Livro “Condecorações e Promoções Especiais no Âmbito da Polícia Militar do Paraná” 03/06/2022 - 15:29

Aconteceu nessa quinta-feira (02/06), o lançamento do Livro "Condecorações e Promoções Especiais no Âmbito da Polícia Militar do Paraná", que teve como autores o Capitão Rodolpho Mattos de Souza e o 1° Tenente Leandro Corsico Moreira, a obra veio preencher uma lacuna de conhecimento sobre o tema.

O livro foi lançado pela editora Juruá e a cerimônia ocorreu entre as 10h00min e 16h00min na Associação da Vila Militar (AVM), em Curitiba-PR.

A obra traz um estudo sobre as Medalhas de Mérito, Cruz de combate, Mérito da Defesa Civil, Militar, Coronel Sarmento, Humanidade e de Sangue, bem como sobre as Promoções Post Mortem, em Ressarcimento de Preterição e por Ato de Bravura. Além de colaborar com aspectos importantes sobre o ato administrativo e o processo administrativo.

No local os autores falaram sobre seus objetivos ao escrever o livro, o Capitão Mattos relatou que será de grande ajuda aos militares interessados: “nosso objetivo é trazer uma doutrina sobre o tema, a fim de balizar a administração pública e trazer também esse conceitos ao conhecimento dos Policias Militares e Bombeiros Militares sobre o assunto, a fim de ajudá-los na busca de seus direitos”.

Já o Tenente Moreira explicou que a ideia surgiu ao verificar-se a carência de doutrinas sobre o tema: “Eu e o Capitão Mattos trabalhamos muito tempo com a consultoria jurídica do Comando-Geral da Polícia Militar, por conta disso, nós verificamos a inexistência de qualquer doutrina que balizasse os conceitos jurídicos para obter o direito a essas promoções e medalhas, então escrevemos esse livro para que o Policial Militar e Bombeiro Militar possa saber como pleitear seus direitos, também serve como material de apoio para advogados e o próprio administrador para fazer suas análises em consonância com a cultura institucional.”

 
Polícia Militar do Paraná: Nós Fazemos a Diferença.


Comunicação Social da PMPR.