Megaoperação Tentorium deflagrada em Guarapuava prende 12 pessoas ligadas ao tráfico de drogas, inclusive no sistema prisional 20/08/2020 - 12:31

As equipes do 16º Batalhão de Polícia Militar (16º BPM), pertencente ao 4º Comando Regional da PM (4º CRPM), juntamente com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da 14ª Subdivisão Policial (14ª SDP), apreenderam seis armas de fogo e prenderam 12 pessoas (mais 42 que já estavam no sistema penitenciário) durante a operação Tentorium, que visa o cumprimento de 32 mandados de Busca e Apreensão e de 54 mandados de Prisão nesta quinta-feira (20/08). Os encaminhamentos ocorreram nas cidades de Guarapuava, Cantagalo, Pitanga, Prudentópolis e Curitiba.

Durante sete meses os policiais militares buscaram informações sobre a atividade de grupos envolvidos com o crime organizado e com o narcotráfico. Durante a manhã de hoje 12 pessoas acabaram presas pelos crimes de associação criminosa e tráfico de drogas. Outros 42 mandados foram cumpridos contra pessoas que já se encontravam no sistema penitenciário. “É mais uma ação integrada desenvolvida no combate à criminalidade, também em alusão aos 166 anos da PM”, disse o comandante do 16º Batalhão, major Cristiano Cubas. Dos 57 mandados judiciais, 36 eram para pessoas que já estavam no sistema penitenciário.

Além de prisões, seis armas, R$ 9,8 mil em dinheiro e 36 celulares foram apreendidos, bem como 36 gramas de maconha, 62 gramas de crack, 43 gramas de cocaína e 360 comprimidos de nobésio (rebite). Os cumprimentos judiciais foram feitos com 200 policiais militares de destacamentos e companhias do 16º Batalhão, com o suporte das demais unidades do 4⁰ Comando Regional de Polícia Militar (4º CRPM) e dos núcleos do GAECO distribuídos no estado.