Mulher que caiu do Salto dos Macacos é resgatada e encaminhada pelo BPMOA 25/01/2020 - 19:07

A equipe do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), atuante pelo Verão Maior 2019/2020, resgatou, neste sábado (25/01), uma mulher, de 34 anos, que caiu do Salto dos Macacos e estava ferida. Ela foi retirada pelos tripulantes por meio da técnica McGuire, que iça a vítima até um local seguro para que possa ser embarcada adequadamente. Ela foi levada até o Hospital Regional de Paranaguá.

O batalhão foi acionado pelo 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB) para prestar apoio ao resgate devido ao local ser de difícil acesso terrestre, e com a aeronave a aproximação seria mais rápida e eficiente. Ao chegarem ao terreno, foram lançados um Operador Aerotático (OAT) e uma médica integrante da equipe (Operadora de Suporte Médico). Segundo o BPMOA, ela teve náuseas, tonturas e outros ferimentos.  Após receber os primeiros atendimentos e ser estabilizada na maca, a mulher foi içada para outro local, onde foi possível fazer o embarque.

Dali, a mulher foi levada até o Aeroporto de Paranaguá, onde uma ambulância do 8º GB já a aguardava para fazer a remoção via terrestre até o Hospital Regional para receber os devidos atendimentos. Este caso soma-se a outros em que o BPMOA atuou para salvar vidas. Nos primeiros 30 dias desta temporada (de 21 de dezembro a 20 de janeiro), 33 pessoas foram salvas por meio de operações aéreas.