Nostalgia e gratidão marcam festividade em alusão ao 51º aniversário do 13º Batalhão da PM na Capital 13/09/2019 - 18:00

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

 

Uma solenidade especial marcou a agenda da Corporação nesta sexta-feira (13/09). Trata-se da comemoração de mais um aniversário do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), que aconteceu na sede da unidade, no bairro Novo Mundo, em Curitiba. Autoridades civis e militares se reuniram em um evento marcado por homenagens aos militares estaduais com a entrega das medalhas Policial Militar de Ouro, Prata e Bronze, e da medalha Heróis da Radiopatrulha.


Para o comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar (1º CRPM), coronel Hudson Leôncio Teixeira, a festividade tem um gosto especial, de nostalgia. Isso porque foi lá que tudo começou em sua carreira, nos tempos de soldado. De 1989 até aqui, foram várias situações e operações bem-sucedidas, o que explica a sua admiração pelo batalhão, que como ele mesmo diz, “é referência”.


Sobre os números positivos que o 1º CRPM conseguiu alcançar - redução significativa em todos os índices de roubos, furtos e de homicídios em relação ao ano anterior - ele fez questão de enaltecer os esforços do 13º BPM ao longo das operações desencadeadas.  “Hoje, cabe a mim elogiar a unidade aniversariante por todo o serviço que tem feito na região sul de Curitiba”, afirma.  


E não há nada mais gratificante para um policial do que saber que essas e outras melhorias são refletidas na comunidade. Além dos indicativos citados pelo coronel Hudson, o comandante do 13º BPM, tenente Carlos Alberto Rodrigues Assunção, aproveitou para destacar o aumento no número de Termos Circunstanciados lavrados e de prisões na região, o que para ele, são os principais motivos que levaram, também, a redução da circulação de drogas na região abrangida. “Quanto maior for o número de infratores detidos, mais ilícitos nós conseguimos apreender e retirar das ruas”, afirma.


Mas o reconhecimento do bom desempenho do batalhão vai muito além das estatísticas. No evento, policiais militares atuantes na unidade tiveram seus trabalhos valorizados com a entrega de duas modalidades de medalha: “Medalha Heróis da Radiopatrulha” e a “Medalha Policial Militar”. Na primeira categoria, são gratificados militares – e civis – que atuam ou que já dedicaram tempo e trabalho à unidade. Na segunda, a medalha é entregue aos militares de acordo com o período de serviço no 13º BPM, e são três os tipos: ouro (30 anos), prata (20 anos) e bronze (10 anos).


O sargento Edson Padilha foi um dos homenageados. Dedicou por 33 anos todo o seu empenho em prol da unidade, e se diz muito orgulhoso pela honraria. “Quando recebi a ligação e me avisaram que seria homenageado, me emocionei bastante”, confessa. “Conheço praticamente todos os policiais da unidade, e, graças a Deus, só colecionei amigos. Ser reconhecido justamente no aniversário do batalhão em que você passou grande parte da carreira é uma felicidade sem explicação”, conclui.  


E ele não é o único que guarda um carinho especial pelo batalhão. A homenageada soldado Tassiane das Neves, que agora integra o corpo de militares atuantes nos estabelecimentos da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP), já atuou no 13º BPM, e admite que carrega até hoje a unidade no peito. “É um orgulho estar aqui novamente, onde servi por muito tempo” afirma. “Diria que é o batalhão do meu coração”, finaliza.
O mesmo orgulho sente o soldado Juliano Boguz Oliani, que a exemplo do que aconteceu com o coronel Hudson, teve o seu início na Corporação na unidade aniversariante. “Ter feito escola de soldado aqui é um grande sentimento, e essa medalha é o reconhecimento que me enche de orgulho”, afirma.  


Após a entrega das medalhas e o término da solenidade, foi lançada a operação Todos Por Um, com efetivos dos seis batalhões que compõe o 1º Comando Regional da PM (1º CRPM) para reforço de policiamento ostensivo na Capital. A operação também teve o reforço do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).


HISTÓRICO – Destaque em atuações e operações realizadas na região sul de Curitiba, o batalhão aniversariante é responsável pela origem do Radiopatrulhamento da Polícia Militar em todo o Estado do Paraná, isso porque em 1968, em sua sede, surgiu a primeira equipe de Radiopatrulha da Corporação. Somente em 1976 o local ficou conhecido por 13º Batalhão de Polícia Militar. Hoje, a unidade atende 13 bairros da região Sul da cidade, com uma população estimada em 450 mil habitantes.


PROJETO FORMANDO CIDADÃO – Apesar de existir a mais de meio século, a importância da unidade se fez, ao longo de toda a sua história, não só pelo policiamento, mas também através das iniciativas sociais elaboradas e projetadas por seus comandantes.


O projeto Formando Cidadão é um exemplo disso. Considerado o mais importante já projetado pelo Batalhão, atende crianças e adolescente que vivem em situação de vulnerabilidade social, por meio de atividades preventivas que buscam a inclusão desses jovens em um ambiente militar.
Entendendo que os problemas sociais estão ligados a questões de segurança pública, a iniciativa investe na conscientização, transformação humana e desenvolvimento social dos jovens paranaenses.


PRESENÇAS – Prestigiaram o evento o Chefe da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e de Qualidade (DDTQ), coronel Antônio Zanatta Neto, do Comandante do 1º CRPM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, o Diretor de Finanças da PM, coronel Vanderley Rothenburg, o Diretor de Apoio Logístico da PM, coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção, do tenente-coronel da reserva remunerada Guilherme Teider Rocha, do Comandante do 13º Batalhão, tenente-coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção, do coronel da reserva remunerada Irineu Ozires Cunha, do coronel da reserva remunerada Cesar Alberto de Souza, do deputado estado Rubens Recalcatti, dos vereadores de Curitiba Tico Kusma e Mauro Lobato, da presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Portão, Doroti Valeixo, além de oficiais e praças da PM (da ativa e da reserva remunerada), familiares dos homenageados e convidados.

GALERIA DE IMAGENS