Operação Hórus: ações distintas do Batalhão de Fronteira resultam na apreensão de mais de R$ 1 milhão em material ilegal, no Oeste do estado 08/02/2021 - 16:46

Em ações separadas, policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), em conjunto com a Polícia Federal (PF), apreenderam uma grande quantidade de cigarros contrabandeados, diversos veículos usados para contrabando e uma planta de maconha. As ações ocorreram no sábado (06/02) e no domingo (07/02), nos municípios de Terra Roxa, São Miguel do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Guaíra, no Oeste do Paraná.

Na madrugada de domingo (07/02), uma ação integrada com policiais militares do Batalhão de Fronteira e policiais federais resultou na apreensão de 125 mil carteiras de cigarro contrabandeado. Durante patrulhamento pela cidade de Guaíra (PR), a equipe se deparou com um comboio de caminhões se deslocando em direção a um porto clandestino que, ao notar a iminente abordagem, foram abandonados por seus condutores. De acordo com informações do batalhão, estima-se que a apreensão do material contrabandeado totalizou um prejuízo de R$ 800 mil ao crime organizado.

Ainda no mesmo dia, policiais militares do Pelotão de Operações com Cães do BPFron, durante patrulhamento pela cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), abordaram um adolescente que levava consigo uma folha de maconha em frente a uma residência. Com a aplicação do cão policial, foi localizada uma planta de maconha no pátio da casa, o que levou o adolescente a ser encaminhado aos procedimentos cabíveis.

Já em São Miguel do Iguaçu (PR), ainda no domingo, outra carga de cigarros contrabandeados foi apreendida pela PM. Durante a ação, um ônibus, com destino à Porto Alegre (RS), foi abordado e, em seu bagageiro, cerca de 50 pacotes com material contrabandeado foram apreendidos. Diante da situação, o proprietário da bagagem foi identificado e encaminhado, junto aos cigarros, à Receita Federal de Foz do Iguaçu (PR) para que as medidas cabíveis fossem tomadas.

Um dia antes, em Terra Roxa (PR), cerca de R$ 550 mil em cigarros contrabandeados foram apreendidos em uma ação integrada da Polícia Federal com a Polícia de Fronteira. Após notarem um conjunto de veículos com características comumente utilizadas em crimes de contrabando, a equipe sinalizou abordagem, porém foi desrespeitada e os veículos tentaram fugir. Após breve acompanhamento tático, os carros foram localizados abandonados em uma plantação de soja, sem sinal de seus condutores. No total, 150 caixas de cigarros contrabandeados e dois veículos foram apreendidos.