Orientações da Policia Militar em jogos de futebol 21/01/2020 - 21:20

Comunicação Social

O campeonato Paranaense de Futebol já começou. Desde o dia 18 de janeiro 12 equipes de várias regiões do Estado iniciaram a busca pela taça estadual.

A Polícia Militar do Paraná, com foco na segurança do povo paranaense, listou algumas dicas de segurança para que você, torcedor, possa ir ao estádio e assistir o seu time de coração de maneira tranquila e segura.

Vamos lá, então, a algumas sugestões:

Antes de ir ao estádio, planeje seu dia, sempre que possível já esteja com o ingresso em mãos e se desloque com antecedência para não ficar preso em filas e congestionamentos;

No trajeto, evite tremular bandeiras, entoar cânticos provocativos, xingamentos e ofensas a outros torcedores e pessoas que encontrar pelo caminho. Caso se depare com alguma situação semelhante, o melhor a fazer é se afastar;

No transporte coletivo, procure ficar na parte dianteira, não coloque a cabeça, os braços ou corpo para fora do veículo, pois além de poder se machucar, pode ocasionar um acidente;

Geralmente as ruas que cercam o estádio estarão bloqueadas para o trânsito de veículos. Procure acessos secundários e siga as orientações dos policiais e agentes de trânsito presentes no local.

No em torno do estádio evite usar roupas com cores que representam a equipe adversária, principalmente nas partidas de maior rivalidade, como no caso, os clássicos. Procure se deslocar pelos caminhos indicados para sua torcida;

Não compre ingressos de cambistas;

Caso leve crianças, sugerimos que coloque pulseirinhas com nome, endereço e telefone do responsável;

Esteja informado sobre o setor e portão de entrada que você e a sua torcida estarão localizados.

No interior do estádio jamais arremesse objetos em direção a qualquer pessoa e também ao gramado, pois além de machucar alguém, você prejudica o seu clube, a torcida e irá responder pelo ato cometido.

Após o término do jogo, aguarde alguns minutos, saia com calma, evite aglomerações e não fique no “empurra – empurra”;

O respeito entre as torcidas deve estar em primeiro lugar, o torcedor do time adversário não é seu inimigo, apenas torce para um clube diferente.

A PMPR estará presente em todas as partidas do campeonato paranaense de futebol, reforçando a segurança e garantindo o bem estar de todos os envolvidos direta ou indiretamente nos eventos esportivos.