PAUTA DIA 09/08 – 10H – Solenidade comemora os 165 anos da Polícia Militar com desfile de tropas e viaturas e entrega do Espadim 08/08/2019 - 10:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

A Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais (PR), na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) receberá a cerimônia magna em comemoração os 165 anos da PMPR, na próxima sexta-feira (09/08). O evento terá ainda a entrega do espadim (espada pequena) para os cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e o tradicional desfile de tropas e viaturas. A solenidade 10 de Agosto também será realizada em todas as unidades da PM no interior do estado.

A cerimônia contará ainda com o desfile de frações de tropas representativas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, incluindo as unidades especializadas que atuam em todo o Paraná em áreas específicas de segurança pública no ar, na terra e no mar.

ESPADIM – Durante o evento, será feita a apresentação dos novos alunos que ingressaram na Escola de Formação de Oficiais (EsFO) da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) como cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO). Na ocasião, eles receberão, de seus padrinhos e madrinhas, o Espadim Tiradentes, arma símbolo do cadete da Polícia Militar do Paraná.

HISTÓRIA – A Polícia Militar do estado foi criada em 10 de agosto de 1854 como uma unidade de Caçadores, com a denominação de Companhia de Força Policial. A história da corporação é entrelaçada aos mais importantes episódios históricos do Paraná e sua atuação exerceu papel essencial no controle de revoltas militares internas, como a Revolução Federalista, de 1893, a Guerra do Contestado, de 1912, e até mesmo na Guerra do Paraguai.

Serviço: Solenidade comemora os 165 anos da Polícia Militar com desfile de tropas e viaturas e entrega do Espadim

Data: 09/08/2019 (sexta-feira)

Hora: 10 horas

Local: Academia Policial Militar do Guatupê (APMG)

Endereço: Rodovia 277, KM 72 – São José dos Pinhais (RMC) – Paraná