PM descobre plantio de maconha e apreende mais de 280 mudas em barracão em São José dos Pinhais (PR), na RMC 18/03/2020 - 09:10

O 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), pertencente ao 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), descobriu uma plantação de maconha na área rural de São José dos Pinhais (PR), na tarde desta terça-feira (17/03). Dois homens que estavam no local reagiram a abordagem e atiraram nos policiais, sofrendo o revide. Mais de 280 plantas e 380 mudas foram apreendidas. A ação faz parte das atividades do projeto piloto Em Frente Brasil, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para combater a criminalidade violenta na cidade.

A ocorrência iniciou-se quando uma denúncia repassada à PM apontou que em uma propriedade na região de Campestre da Faxina, havia plantio de maconha. Como o local é de difícil acesso os policiais militares da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) tiveram que fazer a aproximação a pé pelo matagal. Ao chegarem a um barracão, o forte cheiro de maconha já indicou aos policiais o que havia lá dentro.

A equipe policial foi vista por dois homens armados, que ao perceberem que seriam abordados, correram para os fundos do terreno. De acordo com as informações do 17º Batalhão, na fuga a dupla atirou contra a equipe policial, que revidou o ataque. Ambos os suspeitos ficaram feridos e o Siate foi acionado para prestar atendimento, mas eles acabaram em óbito no local. Foram apreendidas duas armas de fogo (dois revólveres de calibres .32 e 38).

Ao verificar o galpão, os policiais militares encontraram uma sofisticada plantação e beneficiamento da droga. Havia 282 plantas neste local, armazenadas com luz artificial, sistema de ar-condicionado e outros dispositivos para preparar a planta. Numa casa próxima ao barracão, foram localizadas mais 388 mudas e 192 galhos secos na parte superior da residência. Também havia vários materiais para preparo e embalagem da droga, balanças de precisão e anotações que apontavam a organização criminosa. Com as medidas de praxe, o material foi apreendido e levado à Polícia Civil da cidade.

EM FRENTE BRASIL – O projeto-piloto é coordenado pelo Ministério da Justiça em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, e envolve a aplicação de efetivos da Força Nacional (FN) em conjunto com as forças de segurança pública federais, estaduais e municipais para combater a criminalidade por meio de policiamento ostensivo e também de atividades de inclusão social.