PM faz mais de 250 encaminhamentos e apreende 37 armas de fogo em todo o estado durante o Carnaval 2020 27/02/2020 - 20:29

Dia e noite, a Polícia Militar acompanhou as festividades de Carnaval em todo o Paraná, e com a intensificação das ações ostensivas nos seis dias de feriado, a produção da PM em todo o estado foi de 257 encaminhamentos e 24 mandados de prisão cumpridos. As equipes policiais apreenderam 37 armas de fogo e 356 munições, além de retirar de circulação mais de 1,3 tonelada de maconha. No Litoral, onde multidões curtiram os trios elétricos e bailes carnavalescas, a Corporação fez 67 flagrantes e apreendeu sete armas de fogo. Os dados compreendem desde sexta-feira (21/02) até quarta-feira (26/02).

"Pudemos observar a presença maciça da Polícia Militar do Paraná nos mais longínquos rincões, onde cada policial militar, homem ou mulher, pode fazer a diferença e oferecer segurança aos paranaenses, pois somos a instituição que é acessada por apenas um aceno de mão. Utilizamos padrões internacionais de segurança e tecnologia de ponta para tornar o Carnaval uma festa tranquila no Litoral do estado. Aplicamos o efetivo com planejamento e estudo de situação, sempre orientados pelas diretrizes do Governo do Estado", disse o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos.

Todas as atividades da Polícia Militar foram intensificadas. Todos os seis Comandos Regionais da PM, por meio de suas unidades de área e batalhões especializados, aplicaram o máximo de efetivo e equipamentos. No campo da prevenção, as equipes policiais fizeram 26. 599 mil abordagens a pessoas e 9,6 mil veículos abordados. Somando os flagrantes e as lavraturas de Termo Circunstanciado, a PM fez 257 encaminhamentos, além de 12 adolescentes apreendidos.

Na área do trânsito, as unidades da PM emitiram 771 autos de infração de trânsito e 281 veículos foram apreendidos por estarem com irregularidades administrativas ou tributárias. Com relação aos condutores, a fiscalização para inibir a embriaguez ao volante resultou em 59  motoristas conduzidos. Durante as abordagens e blitzes de trânsito, os militares estaduais recolheram 35 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs).

O tráfico de drogas foi um dos focos da PM durante o Carnaval. Desde as rodovias estaduais aos centros urbanos, abordagens, blitz e operações de saturação foram desencadeadas para evitar o transporte, o comércio e o uso de drogas. Ao todo, foram retirados de circulação 1.382 tonelada de maconha, além de 485 gramas de cocaína, 314 gramas de crack e 55 comprimidos de ecstasy.

LITORAL – Com aporte tecnológico de ponta, a PM mobilizou viaturas, motocicletas, módulos móveis e aeronaves para que o cidadão que descesse ao Litoral tivesse a tranquilidade necessária para curtir o Carnaval. “Tudo isso foi um planejamento prévio que fizemos junto ao 9º Batalhão de Polícia Militar. Tivemos situações relacionadas ao tráfico de drogas e alguns focos de brigas, que foram rapidamente contornadas pelos policiais militares”, disse o Comandante do 6º Comando Regional da PM (6º CRPM).

O tráfico de drogas teve um acréscimo de 150% neste Carnaval em comparação com o mesmo feriado do ano passado (de oito casos subiu para 20). Os crimes de furto e roubo tiveram uma queda de 30,43% (de 184 caiu para 128) e 27,91% (de 43 reduziu para 31), respectivamente. Além disso, aumentou o número de armas de fogo (de quatro para sete), e os cumprimentos de mandados de prisão (de 53 subiu para 67).