Parcial até 18h30 - Esquema de segurança da Polícia Militar garante manifestações pacíficas neste domingo  07/06/2020 - 20:03

Marcia Santos

Jornalista Responsável

Os trabalhos de reforço e as reuniões de planejamento da Polícia Militar do Paraná, garantiram que as manifestações deste domingo (07/06),  ocorressem de forma pacífica do início ao fim, tanto na concentração, na Praça Santos Andrade, quanto no deslocamento e concentração final na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. Toda a ação foi coordenada pela Polícia Militar do Paraná, por meio do 1° Comando Regional de Polícia Militar (1°CRPM) e seus batalhões, que montou a operação para garantir segurança a todos os manifestantes.

Todo o efetivo policial foi aplicado em pontos estratégicos levantados pela PM anteriormente. Segundo o comandante do 1°CRPM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, os militares estaduais atuaram em pontos fixos e reforçaram o patrulhamento na região central para garantir o direito de manifestação e a segurança dos presentes, além do controle do tráfego e proteção da população que circulava pela região central. 

“A manifestação foi tranquila, não chegou nenhum relato de dano ao patrimônio privado ou público até o momento (até 18h30). Nós ainda iremos continuar atuando na área central e nos terminais de transporte coletivo, com o policiamento da Polícia Militar e da Guarda Municipal, até que todos os manifestantes sigam para suas casas”, afirmou o coronel Hudson. 

Câmeras de segurança da Prefeitura Municipal e do Centro Integrado de Comando e Controle (CICCR) da Secretaria da Segurança Pública, e um helicóptero também apoiaram à ação. Atuaram ainda os efetivos da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), da Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (ROCAM), da COTAMOTRAN do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), do Pelotão de Choque, do Regimento de Polícia Montada (RPMon) e demais policiais dos batalhões de Curitiba, que estavam a pé e nos Módulos Móveis.

“Monitoramos tudo desde o começo com aeronaves, cavalaria, policiais à paisana acompanhando os manifestantes e tudo fluiu com tranquilidade e ordem”, ressaltou o coronel Hudson. “Os encaminhamentos que tivemos foram resultado das abordagens preventivas, feitas por nossos policiais, com intuito de evitar que os manifestantes portassem ilícitos ou objetos que pudessem ser utilizados para machucar outras pessoas durante uma eventual confusão”, concluiu. 

ENCAMINHAMENTOS - Durante todo o período de manifestação (registro até 18h30), a Polícia Militar identificou oito pessoas com porte de entorpecentes e um deles com um punhal. “Tivemos o encaminhamento dessas pessoas, sendo sete portanto substância tóxica e um deles com um punhal, o que poderia ser utilizado contra outros manifestantes. Todos foram encaminhados para lavratura de Termo Circunstanciado”, informou o coronel Hudson. 

REFORÇO - A Polícia Militar, durante a semana, fez reuniões preparatórias para a operação deste domingo, além de levantamentos por meio das redes sociais e outras fontes de informação no sentido de fazer com que o ato fosse o mais tranquilo possível. Foram bloqueados apenas os pontos principais nos arredores da Praça Santos Andrade, e nos demais pontos, nas imediações, as pessoas eram orientadas a desviar a região. 

“Também fizemos o acompanhamento dos manifestantes quando eles decidiram seguir até o Centro Cívico, oferecendo segurança a eles e mantendo a ordem”, conclui o coronel Hudson. O reforço foi iniciado a partir das 13h nos principais pontos, incluindo a Praça Santos Andrade e a Praça Nossa Senhora de Salete. Os policiais foram distribuídos de maneira estratégica e estiveram aplicados durante todo o tempo. 

DIÁLOGO - Apesar de durante a semana a organização do evento não ter conversado com a Polícia Militar, neste domingo, já na Praça Santos Andrade, um diálogo foi possível com o intermédio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público do Paraná (MPPR). 

“A Polícia Militar sempre busca o diálogo, pois respeita o direito à manifestação e só age se for necessário. Houve bastante hostilidade por parte de alguns integrantes do grupo, mas não houve nenhum contato fisico entre policial e manifestante”, afirmou o coronel Hudson. 


Acompanharam as ações nas ruas, além do coronel Hudson, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos; o subcomandante-geral da PM, coronel Antônio Carlos de Morais; o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, coronel Valmor Anderson Pereira; o secretário chefe da Casa Militar, major Welby Pereira Sales e o secretário de estado de segurança pública, coronel Romulo Marinho Soares.

GALERIA DE IMAGENS