Patrulha Costeira da PM no Litoral ganha reforço de efetivo especializado 09/06/2020 - 09:36

Marcia Santos
Jornalista Responsável

 

Quatro policiais militares do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) passaram pelo Estágio de Adaptação em Operações Costeiras e agora fazem para do Pelotão de Patrulha Costeira, reforçando o efetivo que atua no policiamento aquático nos municípios e ilhas do Litoral Paranaense. O encerramento do curso foi no sábado (06/06), na Ilha de Ararapira, que faz parte do município de Guaraqueçaba.

 

O grupo foi preparado para atuar em todos os desafios que o mar apresenta, aliando disciplina, ímpeto, esforço físico e psicológico para superar limites e aperfeiçoar habilidades. Os policiais militares passaram por 175 horas-aula e 28 atividades específicas sobre patrulhamento costeiro. Agora, com a capacitação, serão incluídos ao efetivo que já atua pelo Pelotão de Patrulha Costeira.

 

A equipe recebeu qualificação sobre Abordagem a Embarcações, Primeira Intervenção em Crises, Manobras de Embarcação, Operações Ribeirinhas, Operações Aquáticas, Uso Seletivo da Força, Suporte Básico de Vida, Noções de Salvamento Aquático, Armamento e Munição: habilitação em armamento não letal e de incapacitação neuromuscular, habilitação em operação de espingarda cal. 12, submetralhadora 9 mm, carabina 5,56 e fuzil 7,62, entre outros equipamentos.

 

O reforço do efetivo foi necessário para que o policiamento preventivo e as ações já desempenhadas pelo Pelotão sejam mais amplas. O grupo foi instituído como equipe especializada do 9º Batalhão após o Poder Judiciário ceder duas embarcações ao batalhão devido a apreensão de 3,5 toneladas de cocaína em Guaratuba (PR).

 

O Pelotão de Patrulha Costeira atua com policiamento aquático em toda a faixa litorânea, incluindo ilhas mais remotas, para alcançar comunidades que vivem mais afastadas dos centros urbanos e que também necessitam de segurança pública. O trabalho é focado na prevenção aos crimes, no policiamento comunitário, mas também em operações de combate ao tráfico de drogas e outros crimes e contravenções que violem a paz e a ordem da comunidade.

GALERIA DE IMAGENS