Polícia Militar adquire e entrega equipamentos de proteção individual às forças de segurança das regiões Oeste e Sudoeste para prevenção à Covid-19 02/05/2020 - 15:00

O 5º Comando Regional de Polícia Militar (5º CRPM) entregou, às forças de segurança do Oeste e Sudoeste do estado, itens de proteção individual e prevenção ao Covid-19, como álcool gel, máscaras e luvas para serem distribuídos aos profissionais da segurança pública. Os materiais foram adquiridos com verba da Justiça Federal e a entrega às instituições ocorreu entre os dias 28 e 30 de abril.

De acordo com o setor de Relações Públicas do 5°CRPM, houve um repasse de  R$ 150 mil da 4ª Vara da Justiça Federal ao CRPM. Com a verba, foram adquiridos 10 termômetros digitais, 300 caixas de luva não cirúrgica (com 100 unidades cada), 50 galões de cinco litros e 200 frascos de 500 ml de álcool em gel, 200 galões de cinco litros de água sanitária, 20 pulverizadores, 180 rolos de fita zebrada e 15 mil máscaras faciais.

Neste primeiro momento, foram adquiridos os produtos de maior urgência para as instituições e com disponibilidade no mercado, totalizando um gasto de R$ 49 mil. O saldo restante será utilizado em aquisições futuras conforme as necessidades.

As seguintes instituições receberam os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s): Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, unidades da Polícia Militar vinculadas ao 5ª CRPM (6º BPM, 19º BPM, 3º BPM e 21º BPM), 3ª Cia da Polícia Rodoviária Estadual, 4º Grupamento de Bombeiros, 15ª Subdivisão de Polícia Civil, Polícia Científica, Guarda Municipal de Cascavel e Transitar (CETTRANS).

A verba foi destinada ao 5°CRPM com base na Resolução n° 313/2020, do Conselho Nacional de Justiça, a qual estabelece, entre outras medidas, que a destinação de recursos provenientes do cumprimento de pena de prestação pecuniária, transação penal e suspensão condicional do processo nas ações criminais sejam destinadas prioritariamente para a aquisição de materiais e equipamentos médicos necessários ao combate da pandemia COVID-19.