Polícia Militar do Paraná forma 60 capitães no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais em São José dos Pinhais, na RMC 04/08/2021 - 18:29

O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) 2021, pré-requisito para oficiais da Polícia Militar serem promovidos a postos superiores, encerrou-se nesta terça-feira (03/08) com a formação de 60 capitães durante uma cerimônia ocorrida na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O objetivo do curso  é aprofundar os estudos das atividades de administração e segurança pública, visando capacitar oficiais intermediários ao desempenho e o exercício das atividades de planejamento, comando, coordenação, controle e direção da Corporação.

O Secretário Chefe da Casa Civil, Guto Silva, que foi o patrono da turma, ficou honrado por participar da solenidade. “A responsabilidade de todos que estão terminando esse curso é de liderarem a nossa comunidade e a Polícia Militar do Paraná para o futuro. Nós temos muito orgulho do trabalho que essa instituição presta, pois é referência, estando sempre na vanguarda de todo o país”, disse.

Para o Secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, essa capacitação é muito importante porque estes oficiais passarão a desempenhar funções estratégicas na Corporação. “Mesmo com a pandemia, a Polícia Militar do Paraná se preparou em procurar cada vez mais aperfeiçoar os seus quadros e essa não é uma formação qualquer, pois é dos capitães que buscaram a sua consolidação, visando serem oficiais superiores”, disse.

A atuação da Polícia Militar é imprescindível para a garantia de segurança e tranquilidade da sociedade e, para o Comandante-Geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira, a Corporação depende desses oficiais mais preparados para ocupar importantes cargos dentro da Instituição. “A Polícia Militar do Paraná é exemplo do que acontece com a Saúde nesse momento, pois ela não pode parar e a qualificação dos nossos profissionais também não para. Nos adaptamos com todas as medidas restritivas e não paramos os nossos cursos de atualização e aperfeiçoamento profissional. Nesta ocasião não foi possível interagir com outros estados, mas sabemos que o CAO do Paraná é muito respeitado em todo o país, pois já preparou dezenas de militares estaduais de diversos estados brasileiros”, disse o coronel Hudson.

Além de Diretor de Ensino e Pesquisa da APMG, o coronel Vanderley Rothenburg também foi o paraninfo da Turma CAO 2021 e agradeceu a honraria. “Fico feliz e emocionado por ter sido escolhido e não tenho como não falar de gratidão, orgulho e confiança, pois esse gesto me dá fôlego para trabalhar ainda mais em prol da nossa Instituição, hoje na área de ensino já no final da minha carreira profissional”, disse durante o seu discurso aos formandos.

Com uma carga horária de 360 horas, os 60 capitães, sendo 51 do quadro da Polícia Militar, oito do Corpo de Bombeiros e um da Saúde, tiveram aulas no modo híbrido, com aulas online e também presenciais. “Esse curso é um pré-requisito para as funções de oficial superior dentro da Corporação, posto de major e tenente-coronel, e é uma honra para a APMG poder oferecer esse curso, mesmo com todas as dificuldades e formar todos esses oficiais sem nenhum incidente”, explicou o Comandante da APMG, tenente-coronel Waldick Alan de Almeida Garrett.

HOMENAGEM – A Turma do CAO 2021 – Capitão Fabio Alessandre da Silva  –  aproveitou a solenidade para homenagear a esposa do oficial e seus dois filhos. Ele morreu em 2017 durante um roubo a sua residência, onde os criminosos o reconheceram e o executaram na frente da sua família na Região Metropolitana. Declarado aspirante à oficial em 2005, o capitão Fábio Alessandre sempre foi reconhecido por íntegro, honesto, comprometido com o serviço e com as pessoas, humilde e otimista. Um profissional incrível e uma pessoa muito solícita e solidária que cumpriu os seus deveres e honrou a farda da Corporação.

Os policiais que tiveram os melhores desempenhos também foram homenageados, sendo eles os capitães Willian Vinicius Dias, que ficou em primeiro lugar, Valdir Gordert Filho, segundo colocado, e Caroline Schweigert Costa, sendo a terceira colocada na classificação geral.

Segundo o capitão Willian, que atualmente está lotado no 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) (Curitiba), o curso foi bem intenso, com muita dedicação, mas muito importante para a carreira, já que está com quase 20 anos de serviço. “Foram 11 semanas de estudos, entre as modalidades à distância e presencial. Foi muito difícil, mas com empenho consegui me destacar como primeiro colocado, uma conquista que não era a minha intenção inicial” contou.

O capitão do Corpo de Bombeiros Victor Aparecido Matias da Rocha, do 2⁰ Comando Regional de Bombeiro Militar (2º CRBM), sediado em Londrina, falou sobre a experiência de passar pelo CAO. “É um momento muito interessante na nossa carreira, no qual a gente se prepara para ser oficial superior e, para mim, concluir essa formação já é uma conquista. Todos aqui somos merecedores e chegar ao final como o melhor colocado entre os bombeiros é só um detalhe”, explicou.

Para a capitão Natália Marangoni de Oliveira, do 1⁰ BPM, capacitar os oficiais que estão na metade da carreira é pensar e organizar o futuro da Corporação. “É sempre muito bom poder voltar para a APMG, poder rever muitas coisas, adquirir conhecimentos e explorar novas oportunidades e caminhos que estão sendo propostos para nós pensando no futuro da nossa Corporação”, disse a oficial que agora retorna para a sua unidade no interior do estado.

PRESENÇAS  –  Além das autoridades já nominadas, também estiveram presentes o Juiz de Direito Sérgio Bernardinetti; a Promotora de Justiça Simone Lúcia Lorens, que no ato representou o Procurador-Geral de Justiça, Gilberto Giacoia; o Deputado Estadual, Tiago Amaral; diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública, coronel João Alfredo Zampieri; o diretor do Departamento de Inteligência (Diep), delegado Sivanei de Almeida Gomes; o Subcomandante-Geral da PMPR, coronel Rui Noé Barroso Torres; o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse; o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross, o Corregedor-Geral da PMPR, coronel Dorian Nunes Cavalheiro; o Comandante do 4⁰ Comando Regional; da PMPR, coronel Edmauro de Oliveira; o Assessor Militar da SESP, coronel Adílson Luiz Correa dos Santos; o Comandante do 2º CRPM, tenente-coronel Hilberaldi Correia de Lima; e o Coordenador do CAO, major Anderson Puglia.

Durante a solenidade todos fizeram o uso de máscara de proteção, álcool em gel estava a disposição em diversos locais do auditório, que estava com as janelas abertas e respeitando o distanciamento social, como orientado pelos órgãos competentes.

 

Marcia Santos - Jornalista responsável

GALERIA DE IMAGENS