Polícia Militar presta apoio na distribuição de vacinas no Litoral 19/01/2021 - 15:17

Equipes de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) estão auxiliando a Secretaria de estado da Saúde na distribuição das vacinas de Covid-19 nos municípios do Litoral nesta terça-feira (19/01). Ao todo, mais de 2 mil vacinas devem chegar às unidades de saúde da região.

O trabalho da ROTAM do 9° Batalhão de Polícia Militar (9°BPM) foi fazer a escolta dos veículos carregados com a vacina, para evitar transtornos nos deslocamentos até os pontos de distribuição. O ponto de partida foi da 1ª Regional de Saúde, de Curitiba ao Hemepar de Paranaguá. Dali, parte das vacinas seguiu para o Hospital Regional do Litoral (para a população da cidade) e a outra parte foi escoltada até o Aeroparque, onde o helicóptero do BPMOA fez o transporte aos municípios mais distantes, a começar por Guaraqueçaba.

O sargento Flávio Luiz Forigo Andrioli da ROTAM destacou que para ele e sua equipe foi uma grande honra auxiliar na chegada da vacina à população do Litoral. "Fomos mobilizados para dar esse apoio. É um prazer para nós essa missão, pois é nossa obrigação proteger a sociedade, inclusive agora com a imunização das pessoas contra esse vírus que tem assolado milhares de famílias. Ajudar nesta escolta também é trazer segurança à população”, disse.

LOGÍSTICA - Segundo a médica Lúcia Eneida Rodrigues, do Hospital Regional do Litoral, a aeronave do BPMOA organizou um itinerário de deslocamento para agilizar a chegada das doses mesmo com o tempo chuvoso. Segundo ela, a primeira viagem foi de Paranaguá para Guaraqueçaba, depois de Paranaguá para Antonina e Morretes, e a terceira viagem será de Paranaguá para as cidades de Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos.

"A aeronave está configurada para fazer resgates, então para não descaracterizar a finalidade de atendimento à população, se tiver alguma ocorrência a aeronave tem plenas condições de atender, sem prejudicar nosso transporte. Essa logística foi preparada também observando as condições climáticas e as orientações aeronáuticas sobre logística", explicou.

Para o Comandante do BPMOA, tenente-coronel Julio Cesar Pucci dos Santos, a equipe está simplesmente ajudando a salvar vidas. “Todos os dias voamos pela vida e hoje não é diferente, levamos caixinhas de esperança e de saúde. Mais uma missão que nos enche de orgulho, pois estamos auxiliando a saúde em uma ação extraordinária”, avaliou.