Policial militar concorre a prêmio nacional ao defender tese na Universidade Federal do Paraná 22/06/2022 - 11:52

O Capitão Eduil Nascimento Junior, atualmente trabalhando na Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade – Seção de Telecomunicações, teve sua tese, entitulada “ANALYSIS OF ENERGY EFFICIENCY IN RECONFIGURABLE RF RECEIVER SYSTEMS” (análise da eficiência energética em sistemas receptores reconfiguráveis de rádio frequência) eleita como a melhor da UFPR na área de Engenharia Elétrica e está concorrendo ao prêmio CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), disputando a nível nacional o reconhecimento como “um dos melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil 2020/2021”.

A pesquisa foi viabilizada através de um convênio da UFPR com sistema de ensino de Universidades da França e através deste, o doutorando esteve atuando no laboratório IMS da Université de Bordeaux, onde além da experiência internacional teve como co-orientador da tese um professor estrangeiro. No total foram 4 anos de estudo, pesquisa, desenvolvimento e troca de informações com alunos oriundos de várias partes do mundo.

A tese discorreu sobre a pesquisa de um novo tipo de circuito que é usado na tecnologia 5G, com o objetivo de construir um sistema receptor de rádio que é imune a interferência e aplica-se em sensores, radares e outras tecnologias que utilizam sinais de rádio frequência. Ou seja, na presença de outros sinais indesejáveis, o circuito desenvolvido se auto-reconfigura e continua em funcionamento. Desta forma, comprovou-se sua eficiência independente de interferências.


 

Comunicação Social da PMPR.