Projeto sobre nova Companhia Independente da PM é apresentado ao  Comandante-Geral  em Goioerê 07/05/2021 - 19:24

Autoridades do Executivo e do Legislativo da região de Goioerê apresentaram uma proposta de criação de uma Companhia Independente de Polícia Militar ao Comandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, nesta quinta-feira (06/05), durante reunião na prefeitura municipal. O projeto será analisado para verificar da viabilidade de implantação, observados os critérios financeiro, logístico e pessoal junto à Secretaria da Segurança Pública e ao Governo do Estado.

O assunto foi tratado durante uma reunião no gabinete do prefeito da cidade, Roberto dos Reis Lima, onde também estavam presentes o prefeito de Moreira Sales, Rafael Bolacha, vereadores da região e comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da região. O encontro também serviu para tratar de outras demandas de segurança pública da região relacionadas a efetivo, a aplicação da extra jornada e soluções em tecnologia para a segurança pública.

O coronel Hudson destacou que a região cresceu em número de habitantes e na economia, portanto a instalação da Companhia Independente é um pedido que poderá se concretizar quando feitos todos os estudos de impacto orçamentário e de efetivo. “Estamos fazendo essa análise, pedi um prazo de 10 dias para ver a viabilidade, faremos uma readequação de efetivo e logístico também, mas é possível que isso aconteça, porém preciso verificar com cautela para não gerar uma expectativa que possa ser frustrada pela comunidade local”, disse.

As autoridades visitaram a 2ª Companhia do 7º Batalhão, instalada na cidade. A visita foi guiada pelo comandante da unidade, capitão Renato Moreira do Espírito Santo. O coronel Hudson conheceu as dependências da unidade e o local onde está prevista a ampliação de salas e alojamento para os policiais militares no caso da elevação da Companhia para Companhia Independente.

O prefeito Roberto agradeceu a disponibilidade do coronel Hudson em receber a proposta. “Foi uma reunião muito importante e o maior proveito desse dia é a possibilidade de realizar o sonho de ter uma Companhia Independente em nosso município. Hoje cuidamos de 10 municípios e o coronel demonstrou apoio em conhecer a companhia e para que o projeto se concretize”, disse.

O Comandante do 3º CRPM, coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção, afirmou que a presença do Comando-Geral enaltece os militares estaduais e demonstra a importância do Noroeste no cenário estadual. “Ficamos muito gratos com a vinda do Comandante-Geral à nossa região, que é promissora e está crescendo muito. Temos feito várias operações policiais e com o novo aporte de diárias para a Polícia Militar vai aumentar e muito nossa operacionalidade e, consequentemente, poderemos dar uma resposta melhor à sociedade, principalmente sobre o contrabando de drogas e outros ilícitos que passam pela nossa região”, disse.

Participaram da reunião o prefeito de Goioerê, Roberto dos Reis Lima; o prefeito de Moreira Sales, Rafael Bolacha; o deputado estadual soldado Adriano José; o Comandante do 3º Comando Regional da PM (3º CRPM), coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção; o chefe do Estado-Maior do 3º CRPM, tenente-coronel Ademar Paschoal; o Comandante do 5º Grupamento de Bombeiros (5º GB), tenente-coronel Adriano Barbosa; o Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM), major Edson Kamakawa; o Presidente da Câmara Municipal de Goioerê, Herley Kleber; os vereadores Luci Alvino, Patrik Peloi e Ricardo Martins.