Regimento de Polícia Montada (RPMon) sedia o 2º Campeonato Paranaense de Paraenduro, no Haras da PM em Pinhais, na RMC 28/09/2019 - 18:00

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

 

O Haras Palmital, do Regimento de Polícia Montada (RPMon), sediou neste sábado (28/09), o 2º Campeonato Paranaense de Paraenduro. A etapa, que também tem classificação para o Campeonato Brasileiro de Paraenduro, contou com a participação de 42 atletas do Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.

 

Para o Comandante do RPMon, tenente-coronel Elias Ariel de Souza, sediar o 2º Campeonato Paranaense de Paraenduro é muito importante. “O Governo do Estado do Paraná, por meio da  Polícia Militar, presta um excelente atendimento à 150 famílias que participam da Equoterapia. Nos alegramos em fazer parte desse evento, pois ele trás luz, alegria e muito aprendizado, além de mostrar a superação dessas pessoas e promover a inclusão”, disse.

 

Segundo a Diretora de Enduro Paraequestre da Federação Paranaense de Hipismo, Claudiane Crisóstomo Pasquali, o primeiro campeonato de paraenduro do Paraná foi em 2013 e essa é a primeira vez que a modalidade não está ligada a nenhum outro esporte. “O esporte Paraequestre oferece uma oportunidade, não só para o esportista, mas também para famílias inteiras. Hoje são 42 atletas, e mais de 250 pessoas envolvidas com o esporte”, contou.

 

“Hoje eu tenho mais confiança e autoestima”. Essas são palavras do atleta de equoterapia, Wellington da Motta, que participou da prova de paraenduro de cinco quilômetros. Ele sofreu um acidente de carro, hoje anda de cadeira de rodas e participa da equoterapia no RPMon. “É uma atividade física que libera endorfina e depois que eu desço do cavalo tenho aquela sensação de bem estar que é inexplicável”, contou.

 

Em São Paulo, Andréia Úrsula sofreu um acidente de carro em 2003 e a Equoterapia tem ajudado ela a ter equilíbrio físico e mental. “Quando retornei para a equoterapia, em 2016,  comecei a participar de provas internas e há um ano e meio estou participando de provas oficiais. Fiquei muito feliz com o convite e estou aqui para fazer bonito e, acima de tudo, se divertir”, disse.

 

ENDURO – O enduro equestre é um dos esportes hípicos regulamentados pela Federação Equestre Internacional e é composto por corrida de longa distância, que põe à prova as capacidades técnicas e físicas do conjunto cavalo/cavaleiro.

 

EQUOTERAPIA – A Equoterapia é um tratamento que desenvolve o corpo e a mente. Ela serve para complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como Síndrome de Down; paralisia cerebral, esclerose múltipla, autismo e hiperatividade. Na Polícia Militar do Paraná a atividade existe há 20 anos (regulamentada por lei própria em 2016) e faz parte da organização básica da Polícia Militar do Paraná, para viabilizar, garantir e proteger os direitos sociais daqueles que mais carecem.

GALERIA DE IMAGENS