Solenidade marca a troca de Comando do Batalhão de Operações Especiais em Curitiba 13/02/2020 - 16:47

Marcia Santos

Jornalista Responsável

 

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) recebeu, na manhã desta quinta-feira (13/02), o novo Comandante da unidade, durante solenidade no Quartel do Comando-Geral da PM em Curitiba, na Capital do estado. Na ocasião, o coronel Rui Noé Barroso Torres passou a função ao major Marcio Antônio Machado Pereira. O evento contou com a presença de familiares, oficiais e praças da Corporação.

 

O evento foi presidido pelo Subcomandante da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos de Morais e, segundo ele, é uma sucessão tranquila de um profissional competente para outro. “Essa é uma substituição natural e essa unidade, tão importante para a segurança do estado, estará em boas mãos com o major Machado”, disse.

 

Durante a solenidade o coronel Morais fez um elogio individual ao coronel Barroso e engrandeceu a atuação do oficial ao demonstrar engajamento com as missões e os valores da Corporação, além de superar as limitações e dificuldades inerentes à profissão sempre atuando com profissionalismo e eficiência. “Tenha certeza que seus relevantes serviços prestados a unidade nunca serão esquecidos. Assim, diante dessa nova fase que se apresenta, lhe desejamos felicidades, sucesso e entusiasmo em sua carreira militar e em todos os aspectos de sua vida”, elogiou.

 

Para o oficial sucedido, coronel Barroso, os 354 dias que ele ficou à frente da unidade foram extremamente positivos. “Procuramos dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido, mas investimos e organizamos diversas ações, programamos projetos, no que diz respeito a operações policiais, tivemos implementação tecnológica, pessoal e logísticas do BOPE”, disse.

 

O novo Comandante do BOPE, major Machado, falou sobre os desafios que é estar à frente desta unidade. “Entrei como aspirante na antiga Companhia de CHOQUE, e durante minha carreira fiz cursos especializados nesta área e agora foi agraciado pelo Comandante-Geral, nesta função tão nobre que é comandar o Bope. Me sinto lisonjeado e preparado, para que possamos dar à sociedade paranaense e brasileira, todo o suporte para que eles possam ter a liberdade e ter a segurança que lhe é devida”, contou.

 

Ainda de acordo com o major Machado, policiais do BOPE atuam em todo o Paraná, a exemplo da região de Fronteira, onde equipes atuam em diversas missões estaduais e federais, como a Operação Hórus. “Temos equipes também reforçando o policiamento no Litoral do Estado, nas ações do Verão Maior 2019/2020 do Governo do estado, tudo para levar segurança e bem estar para a população”, complementou.

 

Após o ato de passagem de comando, foi feito o descerramento do quadro do coronel Barroso, que será fixado no mural de ex-comandantes da unidade, além de homenagear o oficial com um presente, as esposas do sucedido e sucessor também foram homenageadas por apoiar seus esposos. Ao final do evento as tropas de todas as subunidades do BOPE fizeram um desfile para os presentes.

 

Estiveram presentes no evento, além do Subcomandante-Geral da PM, coronel Antônio Carlos de Morais, o Corregedor-Geral da PM, coronel William Kuzcynski; o Diretor-Comandante da APMG, coronel Ronaldo de Abreu; o Diretor de Finanças da PM, coronel Vanderley Rothenburg; o Comandante do 1º CRPM, coronel Hudson Leôncio Teixeira; o Comandante do Esquadrão de Segurança e Defesa, major Douglas Teixeira de Castro, e o Delegado-Chefe do Grupo T.I.G.R.E, Cristiano Quintas, além de oficiais e praças da ativa e da Reserva Remunerada da PM, familiares e amigos.

GALERIA DE IMAGENS