Volta às aulas pelos caminhos mais seguros 06/03/2020 - 16:55

Policiais militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) realizaram durante o final do mês de fevereiro e início de março palestras, em várias escolas municipais de Curitiba, com o tema “Volta às aulas pelos caminhos mais seguros”.

De uma forma lúdica e interagindo com as crianças, os policiais militares juntamente com agentes da Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran), Departamento de Trânsito (Detran-PR), Escola Pública de Trânsito (EPTran) e integrantes do Observatório Nacional de Segurança Viária e da Secretaria Estadual da Educação, apresentaram assuntos relativos ao dia a dia de pais e alunos, como a segurança de pedestres, ciclistas, passageiros de transporte coletivo (embarque e desembarque seguro), uso do celular e fones de ouvido, travessia segura, o comportamento e a gentileza com o próximo.

Ao final das apresentações foram realizadas atividades de pintura e distribuídos panfletos educativos que reforçam atitudes corretas e de respeito no trânsito. Posteriormente, as equipes buscaram informações com professores e diretores a sobre as principais dificuldades relacionadas à segurança e ao trânsito no entorno de cada escola.

Com base nessas informações, os policiais militares e agentes ficavam defronte às escolas no horário de saída, orientando e corrigindo atitudes imprudentes no trânsito e repassando aos pais o que foi ensinado aos alunos. Motoristas de vans e ônibus escolares também foram orientados com enfoque no uso adequado do cinto de segurança nas crianças.

Ao todo foram visitadas 10 escolas e mais de 2300 (duas mil e trezentas) crianças puderam acompanhar as palestras. Esse e outros projetos são desenvolvidos pela Polícia Militar do Paraná focando na segurança e no bem-estar dos paranaenses, além do policiamento ostensivo e preventivo realizado ininterruptamente em todas as cidades do Estado.