• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

Segurança Social

SEGURANÇA SOCIAL


O Segurança Social é um projeto desenvolvido pela Polícia Militar, que consiste em construir a segurança pública com a sociedade organizada, através da sinergia de iniciativas, com o objetivo de desenvolver socialmente áreas de risco, proporcionando às comunidade fragilizadas pela violência, alternativas salutares de sobrevivência e melhoria de suas condições individuais e grupais, levando-as a uma prática cidadã e preventiva.

Tem por objetivo precípuo construir a segurança pública e incutir a cultura da paz no local a ser trabalhado, com uma visão tridimensional, sincronizando as atividades da comunidade, com as instituições públicas e entidades civis, para que por meio de ações sociais, oportunize às comunidades a prática cidadã e preventiva visando a melhoria da qualidade de vida.

O Projeto Segurança Social é construído sobre três grandes pilares:



Dentro dessa estrutura a PMPR é a instituição catalisadora e que sincroniza todas as atividades desenvolvidas a partir dos interesses e desejos de realizações da sociedade civil organizada e da comunidade escolhida.

O projeto encontra-se sendo desenvolvido, desde 22 de novembro de 2008, na Vila Osternack, em Curitiba, a qual era considerada como um dos bairros mais violentos da Capital Paranaense.

Realidade que se transforma no dia a dia pelas incontáveis ações dos diversos parceiros do Segurança Social, desenvolvidas de forma evolutiva, e continuada junto àquela comunidade. Dentre todos estes trabalhos, cita-se : capacitação profissional; introdução no mercado de trabalho; atividade em contra turno para crianças e adolescentes (escola de música, escola de futebol; força verde mirim e grupos de jovem são alguns exemplos); retirada dos comerciantes da informalidade; extensão das tarifas sociais aos que se enquadram nos programas; geração de renda através do estabelecimento de cooperativas (alimento e costura); dentre outras.

Os resultados obtidos pela aplicação metodológica deste projeto, vem despertando a curiosidade científica de muitas instituições, a ponto de ter sido objeto de estudos de uma comitiva de professores Japoneses, vinculados à UNESCO, que após encerrar seus trabalhos junto à comunidade do Osternack, chegaram à conclusão que seus moradores encontram-se FELIZES em viver naquele bairro, após as mudanças proporcionadas pelas ações do projeto SEGURANÇA SOCIAL.

Pela estatística os resultados obtidos podem ser observados através da redução visível da criminalidade, onde a média mensal de homicídios, que antes da implantação do projeto era de dez, caiu e encontra-se estabilizada em um mensal.

Assim, verifica-se que as palavras de seu mentor, encontram-se concretizadas, onde o Projeto Segurança Social “é o futuro da segurança pública, onde esta é construída com a técnica policial em conjunto com a população trabalhada.” (AJO/2009).
Recomendar esta página via e-mail: