• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

Histórico da APMG

Academia Policial Militar do Guatupê (APMG)

Escola Superior de Segurança Pública


A Academia Policial Militar do Guatupê, vinculada à Secretaria de Segurança Pública/Polícia Militar do Paraná, está localizada no Município de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, às margens da BR 277, KM 72, com uma área total de 42 (quarenta e dois) alqueires, o equivalente a 1.017.000 m².

Este estabelecimento de ensino superior foi fundado em julho de 1931, recebendo sua primeira denominação como Companhia Escola e, em fevereiro, de 1948 passou a denominar-se Centro de Preparação Militar, e tinha sede em Curitiba.

Em dezembro de 1953 formou a primeira turma de Oficiais, já com a denominação de Centro de Preparação Profissional.

Em 1955, pela Lei 2.526, passou a denominar-se Centro de Formação e Aperfeiçoamento.

Em 1971, pelo decreto 22.653, passou a denominar-se Academia Policial Militar do Guatupê, encarregando-se da formação, aperfeiçoamento e especialização de oficiais e praças da Polícia Militar.

Sua atual estrutura, no bairro Guatupê na cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, foi inaugurada oficialmente em 8 de março de 1971, pelo Governador Paulo Pimentel através do Decreto nº 22.653.

Complexo de Tiro
Complexo de treinamento tático policial.

Seu conceito arquitetônico, projetado pelo escritório Forte Gandalfi, foi influenciado pelo Brutalismo da Escola Paulista, movimento da época que privilegiava a estrutura das edificações, sem esconder-lhes seus elementos estruturais, como perfis metálicos, vigas e pilares.

A APMG tem três blocos de alojamentos, cada um com 36 apartamentos, onde os alunos dos diversos cursos ficam alojados.

Conta também com um pátio de formaturas de 35 mil metros quadrados, e é uma das maiores academias militares da América Latina.

Na estrutura da APMG também há uma seção de apoio médico, incluindo setores de fisioterapia, hidroterapia e tratamento odontológico.

Além disso, compõem a estrutura da APMG quadras poliesportivas, uma biblioteca, quatro estandes de tiro, a casa de pneus - para treinamento de Tática de Confrontos Armados -, estação de tratamento de água, complexo de treinamento aquático, duas salas de lutas, sala de musculação e refeitório com capacidade para 615 pessoas.

Recepção dos calouros

Recepção dos novos cadetes na APMG.

A biblioteca da APMG possui acervo com mais de doze mil volumes, incluindo monografias e artigos científicos dos Oficiais que passam pelos bancos escolares da Academia.

Telefone: (041) 3299-7900

Recomendar esta página via e-mail: