• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

17º BPM - Histórico


Anos atrás, a área do município de São José dos Pinhais pertencia ao 2º Esquadrão do Regimento de Polícia Montada, época em que a maior parte deste município era composta por chácaras.
Em 1989, como o terreno em que atualmente funciona o 17º Batalhão de Polícia Militar estava em negociação, a sede dessa Unidade inicialmente funcionou em uma antiga escola municipal que havia sido construída em 1981, no Conjunto Urano em São José dos Pinhais.

Para ser o primeiro Comandante, o Governador da época, Álvaro Dias, nomeou o Ten.-Cel. QOPM Hamilton Ferreira Sampaio. Através do Decreto Lei nº. 7.073 de 11 de Julho de 1990 foi inaugurado, em 11 de Agosto de 1991, o 17º Batalhão de Polícia Militar em sua sede definitiva, situado à Rua Muricy, nº 2855, Bairro Costeira, em São José dos Pinhais, existindo apenas o prédio principal na data da inauguração.
O efetivo inicial da Unidade foi composto por policiais vindos dos efetivos do Regimento de Polícia Montada, do 12° Batalhão de Polícia Militar, do 13° Batalhão de Polícia Militar, do Batalhão de Polícia de Guarda e da Companhia Independente de Polícia de Guarda. Em 1999 foi efetuada uma revitalização das instalações do quartel e a inauguração do campo de futebol e da pista de corrida.

No ano 2009, sob o Comando do Ten.-Cel. QOPM Washington Lee Abe, foi concluída a construção do Estande de Tiro, no local onde anteriormente havia um depósito de pneus.
A obra contou com a ajuda de pessoas da comunidade e de policiais militares, os quais se dedicaram para que, em 01 de julho de 2010, o estande fosse inaugurado sob o nome de Cel. PM Keiji Abe.

Durante os anos de 2011 e 2012, na gestão de comando do, à época, Ten.-Cel. QOPM Maurício Tortato foi desenvolvido o projeto e o início da construção do prédio onde se localizam o Núcleo de Ensino e o Auditório do 17º Batalhão de polícia Militar. As obras foram concluídas em 2014 e, em 27 de março daquele ano, foi inaugurado o referido prédio, que conta com três amplas salas de aula equipadas com ar condicionado e aparelho multimídia, alojamentos masculino e feminino, além do Auditório de Eventos localizado no piso superior.

Em 07 de agosto de 2014, foi inaugurada a Galeria de Heróis, sob o comando do então Major QOPM Hudson Leôncio Teixeira, com o objetivo de homenagear os gloriosos policiais militares desta unidade que tombaram em cumprimento do dever, no combate à criminalidade e na defesa de vidas alheias.

Através do Decreto Estadual nº 10.729, de 09 de abril de 2014, o Governador do Estado do Paraná, decreta que o 17º BPM passa a ser denominado “Batalhão Cabo Devanil Lourenço de Proença”, policial este que honrou sua farda com a própria vida e que fora escolhido para homenagear todos os heróis desta Unidade Militar.





Urano
Escola Municipal no Conjunto Urano - 1ª Sede do 17º BPM.


Antigo Batalhão















                                                                                                    
                                                                                                        Sede do 17º BPM inaugurado em 1991.


Pista
 Vista aérea da pista de corrida e do campo de futebol.


Estande de tiro









                                                                                                                                       
Estande de tiro inaugurado em 2010.




Recomendar esta página via e-mail: