• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

1º BPM - Histórico



AntigaO Primeiro Batalhão de Polícia Militar é uma das mais antigas Unidades da Polícia Militar do Paraná, com origem no tempo do Brasil Imperial: 1º de março de 1.900.

Inicialmente com sede em Curitiba, sua área de operação abrangia todo o interior do Estado do Paraná. Em 1964, sua sede foi transferida para a cidade de Ponta Grossa, ficando sua área restrita a 31 municípios.

Já em 1970, o 1º BPM foi reorganizado, ficando sua área operacional constituída por 22 municípios atendidos por três Companhias Policiais Militares, com sedes, respectivamente, em Ponta Grossa - 1ª Cia., Irati - 2ª Cia. e, Telêmaco Borba - 3ª Cia., além de um Pelotão destacado em Castro, e um Pelotão de Comando e Serviços na sede do Batalhão.

Em julho de 1978, o 1º BPM passou suas instalações para o bairro da Ronda, à Rua Professor Cardoso Fontes, nº 985, onde permanece até os dias atuais.

Desde 2010, o 1º BPM passou a ser subordinado ao 4º Comando Regional de Polícia Militar, sendo responsável por nove municípios da região dos Campos Gerais: Ponta Grossa, Palmeira, Porto Amazonas, Castro, Carambeí, Piraí do Sul, Arapoti, Sengés e Jaguariaíva. Está dividido em três Companhias, tendo a 1ª Cia. e a 2ª Cia. sedes em Ponta Grossa, e a 3ª Cia. em Castro.

No decorrer de sua história, a Unidade contou com 38 comandantes. Atualmente, o Batalhão é comandado pelo Ten.-Cel. QOPM Edmauro de Oliveira Assunção. A comunidade princesina conta com uma série de modalidades de policiamento que cobrem as áreas urbana e rural dos municípios. As atividades do Batalhão são desenvolvidas por Policiais Militares integrantes da Rádio Patrulha Auto, Patrulha Rural Comunitária, Pelotão de Polícia de Guarda e Escoltas, Pelotão de Polícia de Trânsito, Pelotão de Polícia de Choque, Pelotão de Polícia Montada e Agência Local de Inteligência.


        
Foto antiga 1º BPM










Sede do 1º BPM





              

 

                                                                              foto

























Recomendar esta página via e-mail: