• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

1º BPM - Pelotão de Polícia de Trânsito


Pelotão de Polícia de TrânsitoO Pelotão de Polícia de Trânsito do 1º BPM é responsável pelo registro e fiscalização de ocorrências de trânsito no município de Ponta Grossa. Atua realizando a notificação, retenção, remoção e recolhimento de veículos em situação irregular, bem como a notificação de condutores infratores, quer seja em bloqueios de vias, ou em operações específicas. A Subunidade é responsável também por realizar a perícia técnica em locais de acidentes de trânsito.

O Pelotão realiza, ainda, diuturnamente, o policiamento ostensivo de trânsito na área urbana do município, no intuito de coibir a circulação de veículos roubados, furtados, clonados ou que não estejam devidamente licenciados, contribuindo sobremaneira para a prevenção e repressão às infrações de trânsito, bem como à prática de qualquer delito.
Importante ressaltar que os objetivos do Pelotão de Trânsito do 1º BPM vão muito além da fiscalização. Seus integrantes atuam também como educadores de trânsito, orientando e conscientizando condutores e pedestres, realizando palestras e participando ativamente de campanhas educativas.

Na esfera administrativa, o Pelotão de Trânsito tem sob sua responsabilidade a guarda e o controle de entrada e saída dos veículos apreendidos, recolhidos ao pátio da Unidade, bem como a confecção do Boletim de Acidente de Trânsito, documento necessário às vítimas de acidentes que visem acionar o seguro DPVAT.

Com o objetivo de proporcionar comodidade ao cidadão, a Polícia Militar do Paraná permite à pessoa envolvida em acidente de trânsito, ou a seu representante legal, efetuar, por meio virtual (internet), o registro de acidentes de trânsito que resultem apenas em danos materiais (sem pessoas feridas). O registro virtual pode ser realizado através do site https://www.bateu.pr.gov.br/batinternet/, em que o usuário terá à sua disposição todas as orientações necessárias.

Para o registro de acidentes de trânsito e liberação de veículos apreendidos e recolhidos ao pátio do 1º BPM, o atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Exceto nas quartas-feiras, em que o atendimento é prestado das 8h às 12h.




Pelotão de Polícia de Trânsito




Pelotão de Polícia de Trânsito





Pelotão de Polícia de Trânsito









Recomendar esta página via e-mail: