• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

3ª Cia Independente PM - Histórico


Com sede na cidade de Loanda, a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar do Paraná (3ª CIPM) foi desmembrada do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), e instalada no dia 4 de março de 2016, por meio do Decreto Estadual nº 3.624, de 03 de março de 2016. Sua instalação veio ao encontro dos anseios da comunidade local e para melhor atender os 12 municípios, que antes faziam parte da subárea da 2ª Companhia do 8º BPM.

A atual sede da 3ª CIPM situa-se em terreno próprio, cedido pela Prefeitura Municipal de Loanda, e inaugurado em 27 de novembro de 1992, quando ainda pertencia ao 8º BPM.

A Unidade, agora subordinada diretamente ao 3º Comando Regional de Polícia Militar, iniciou definitivamente suas atividades como Companhia Independente no dia 04 de março, com solenidade que contou com a presença do Governador do Estado.

O Decreto Estadual nº 11.586, de 24 de agosto de 1968 criou o 8º Batalhão de Polícia Militar, com sede no município de Paranavaí. O município de Loanda foi contemplado com a sede da 2ª Cia. PM daquele batalhão, uma subunidade estratégica, haja vista sua grande extensão de fronteira com os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Do ano de sua criação até 1992, a sede administrativa e operacional da então 2ª Cia era localizada no centro da cidade, na Rua Roma.

Em 27 de novembro de 1992 foi inaugurada a atual sede, em terreno doado pela Prefeitura Municipal de Loanda, a qual também promoveu a construção das instalações.

A 3ª CIPM, subordinada ao 3º CRPM, quando de sua instalação permaneceu responsável pelo policiamento ostensivo e preservação da ordem pública dos mesmos 12 municípios no extremo noroeste do Estado, dos quais já mantinha responsabilidade enquanto pertencia ao 8º BPM: Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Loanda, Marilena, Nova Londrina, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica e São Pedro do Paraná. A articulação da Unidade se dá por meio de três pelotões operacionais, sendo que suas sedes se encontram nos municípios de Loanda, Nova Londrina e Querência do Norte (1º, 2º e 3º Pelotões, respectivamente).


A 3ª Companhia Independente de Polícia Militar se faz presente em doze municípios da região do Extremo Noroeste do Estado, contando com três Pelotões PM, atuando operacionalmente de forma preventiva, no sentido de evitar a ocorrência de delitos, ou repressiva, nos casos em que o crime já tenha se consumado, a fim de garantir a preservação e a manutenção da ordem pública diuturnamente.

Com uma área de atuação que abrange 4.386,765 Km², a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar é responsável pela segurança de uma população aproximada de 94.660 habitantes.



 

 

   

 

 


 

 

  

 

 


 

 

 


Recomendar esta página via e-mail: